quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Gostaria de saber como deve ser a conduta de um casal sob o ponto de vista espírita.

Gostaria de saber como deve ser a conduta de um casal sob o ponto de vista espírita.
Que tipo de comportamento sexual deve ser evitado e por que?
 
    O casamento é sobretudo uma instituição civil, legal (estabelecida em lei).
    Naturalmente, quando se casam, homem e mulher assumem um compromisso mútuo não apenas no aspecto legal, mas também no sentido espiritual. Esta ligação permanente de dois seres visa a assistência mutua, o auxilio reciproco, a permuta de carinho e amor, a troca de energias ligadas a sexualidade, a disciplina emotiva, ao respeito pelo outro, a formação de um lar que possa receber outros espíritos, a educação dos filhos, entre muitas outras finalidades.
    O sexo, do ponto de vista espírita, tem o papel de energia criadora, de impulso criador. No nosso estagio evolutivo, o sexo possui (de forma resumida) três grandes funções: a reprodução (formação de novos corpos que permitam a reencarnação de outros espíritos); a permuta de energias entre dois seres - estas energias, que trazem em si o prazer e a satisfação, amparadas pelo sentimento de amor que une o casal, servem de sustenção ao espirito; a função criativa, que nos permite dilatar a sensibilidade e capacidade de "realizar" coisas, tanto no campo artístico quanto nas atividades em que precisamos "criar" ideias.
    Naturalmente, que a maioria de nós, ainda muito ligados aos instintos que predominavam na fase animal, ainda não utilizamos a razão de modo equilibrado, e somos levados pela busca de prazer e satisfação pessoal, o que ocasiona uma utilização equivocada das energias sexuais.
    A conduta sexual portanto vai expressar a condição evolutiva em que se encontram os cônjuges, e isto é bastante variável, de casal para casal. A Doutrina espírita não estabelece normas de conduta, mas orienta, conforme dissemos, para a necessidade de respeito mútuo e compreensão entre ambos. É muito comum cada um trazer uma vivência diferente no que se relaciona ao sexo, com desejos, vontades, e pontos de vistas diferentes. O casamento é uma relação que visa harmonizar estas vivências, permitindo a utilização benéfica e correta do sexo, ampliando a noção de responsabilidade perante o uso das energias sexuais. devem ser evitados, sob este ponto de vista, portanto, todos os comportamentos que degradem a criatura humana, que não expressem afetividade real, que sejam considerados imorais por um dos parceiros da relação, que firam a sensibilidade, que não expressem respeito.
    O sexo é assunto profundamente íntimo das duas criaturas que se unem.
(fonte: CVDEE)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário