terça-feira, 19 de novembro de 2013

Richard Simonetti: O Jovem Espírita e o Sexo

O Jovem Espírita e o Sexo   

 Richard Simonetti

 
1- Fala-se que Deus permitiu o aparecimento das doenças sexualmente transmissíveis com o fim de alertar os homens sobre o uso abusivo e desequilibrado do sexo. Essa afirmação tem fundamento?
    Quase sempre há uma revelação moral na enfermidade. As doenças venéreas sinalizam o regime monogâmico como o ideal para a saúde.
2- O problema da AIDS pode ser relacionado com o sexo livre?
    É o que dizem, inquestionavelmente, as estatísticas.
3- Por que atualmente assistimos ao uso da sexualidade de forma tão promíscua e descontrolada?
    Imaginemos uma criança impedida de comer doces, sob a alegação de que lhe fazem mal. Ela cresce, liberta-se de tutelas e - desconta o atraso, empanturrando-se. Algo semelhante está acontecendo com a sexualidade humana, reprimida durante séculos pela ortodoxia religiosa medieval, que situava a atividade sexual como algo pecaminoso. Basta lembrar que até hoje. há quem imagine que Adão foi expulso do Paraíso porque relacionou-se sexualmente com Eva.
4- Quais as causas do homossexualismo? Qual deve ser a postura da juventude perante esse assunto?
    O homossexualismo pode ser decorrente de um comprometimento cármico, originando uma psicologia masculina em corpo feminino e vice-versa.
    Na maior parte das vezes, entretanto, trata-se de simples viciação, como ocorre em relação ao fumo, ao álcool, às drogas. No primeiro caso estamos diante de companheiros torturados que devemos compreender e ajudar. No segundo, precisam eles próprios, como diziam os antigos, "tomar vergonha".
5- O que você poderia dizer a respeito do sexo na adolescência? _ O adolescente tem maturidade biológica para o sexo, mas falta-lhe a maturidade psicológica para assumir as responsabilidades inerentes à atividade sexual, envolvendo compromisso, lealdade, sinceridade. Muitos não assumem nunca.
    Querem apenas "fazer amor", expressão infeliz de quem confunde amar com "transar".
6- A que se pode atribuir o crescente número de casamentos fracassados que existe anualmente?
    Geralmente é o resultado desses "amores" inspirados em humores sexuais, num envolvimento passional que gera casamentos precipitados, filhos negligenciados, tensões e angústias, abortos e suicídios, em lamentáveis semeaduras de desequilíbrio e sofrimento.
7- Qual deveria ser a orientação sexual do jovem espírita?
    Estará no caminho certo se respeitar as pessoas com as quais venha a se relacionar afetivamente, tanto quanto gostaria que seus irmãos fossem respeitados.
8- Como o jovem pode contribuir para o ajustamento da sociedade anual?
    O perfeito ajuste da sociedade humana somente ocorrerá quando os homens vivenciarem em plenitude a moral cristã, que sintetiza leis divinas que regem nossa evolução. Assim, a mais autêntica contribuição que poderemos oferecer, neste particular, será nosso empenho por nos ajustarmos às lições de Jesus.

(Autor: Richard Simonetti - A força das Idéias - Ed O Clarim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário