quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Campanha de enfrentamento ao suicídio

Falando abertamente sobre o suicídio
CVV - Centro de Valorização da Vida
***
 
 
Matéria: Promoção da vida e combate ao suicídio
Sistema de Saúde Mãe de Deus e Prefeitura de Porto Alegre lançam campanha para o enfrentamento do fenômeno
 
A aliança entre o Sistema de Saúde Mãe de Deus, através do Centro de Promoção da Vida, com a Coordenadoria Municipal de Urgências da Prefeitura de Porto Alegre para a prevenção do suicídio consolidou-se em evento realizado na manhã desta terça-feira (06). Na ocasião, as entidades realizaram o lançamento oficial da primeira Campanha Aberta de Combate ao Suicídio e Promoção da Vida. Para o prefeito da cidade de Porto Alegre, José Fortunati, a iniciativa mostra como é possível combater um fenômeno tão complexo, através de uma parceria que consolida a saúde pública enquanto um direito de todos, com a qualidade e a dignidade que todos merecem.
Essa campanha busca orientar as equipes de saúde em como agir diante de situações extremas, bem como em capacitar sobre atitudes a serem tomadas para evitar o suicídio. Assim, os profissionais em capacitação receberão continuamente informações sobre os fatores de risco e demais aspectos relacionados à problemática do suicídio. Visa ainda proporcionar uma reflexão sobre a assistência prestada nos serviços especializados na rede municipal de saúde de Porto Alegre, representando, assim, uma ação de qualificação constante.
O evento ocorreu no auditório do Centro de Saúde Cruzeiro do Sul, contando com as presenças do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do Secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, bem como dos médicos psiquiatras Dr. Ricardo Nogueira, do Sistema de Saúde Mãe de Deus, do Dr. Sérgio Louzada, Coordenador do Plantão de Emergências em Saúde Mental, e do Dr. Jorge Luiz Silveira Osorio, coordenador do Setor de Urgências da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Conforme explicou o Dr. Sérgio Louzada, a partir do ingresso e colaboração do Sistema de Saúde Mãe de Deus junto ao Plantão de Emergência em Saúde Mental do IAPI, houve uma maior integração entre os serviços de atendimento psiquiátrico em Porto Alegre. Ao explicar os objetivos do projeto de prevenção ao suicídio, Louzada destacou que, além da assistência à população, a atuação prevê a condução de estudos para levantamento de dados estatísticos, assim como a execução de treinamentos constantes para as equipes de saúde na cidade. Melhorando, assim, a saúde da população em um aspecto amplo "por meio da capacitação, sensibilização e treinamento para os atendimentos em situações de urgência e emergência".
O médico psiquiatra Dr. Ricardo Nogueira, do Sistema de Saúde Mãe de Deus, ressaltou que o Estado do Rio Grande do Sul é líder no número proporcional de pessoas que efetivamente levaram a cabo a ação de por fim na própria vida. “Dentre os vinte municípios brasileiros com maior incidência de suicídio, treze encontram-se no Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou. "Isso faz com que sejam prioritárias as ações de combate do fenômeno, atuando em distintas frentes e com parceiros diversos", explicou.
Ademais, o médico psiquiatra comentou que os profissionais de saúde, ao se depararem com uma situação de ideação suicida por parte de algum paciente-usuário, devem investigar a questão com cautela e perícia, atentando para múltiplos aspectos envolvidos. Para que esse objetivo seja alcançado com êxito, o especialista explicou que os servidores públicos receberão instruções específicas para o manejo de um instrumento utilizado internacionalmente para rastreio de sinais, sintomas e outros fatores que possivelmente elevam o risco de uma pessoa tentar ou efetivamente cometer suicídio.
Estatísticas – Entre os anos de 1980 e 2008, houve um aumento global nas taxas de suicídio no país, sendo o fenômeno mais comum nas pessoas do sexo masculino. Para cada 100 mil óbitos, no ano de 1980, 1.9 eram relacionados ao suicídio entre o gênero feminino, e 4.5 no gênero masculino. Em 2008, todavia, as taxas aumentaram em ambos os gêneros: 2.0 e 7.7, respectivamente. A faixa etária com maior proporção de suicídios é a economicamente ativa, ou seja, dos 20 aos 39 anos. O Dr. Ricardo Nogueira explicou que os suicídios consumados são três vezes mais frequentes nos homens, enquanto as tentativas são mais comuns nas mulheres.
Entre 2010 e 2011, houve uma queda na ordem de 11% nos suicídios consumados no Estado do Rio Grande do Sul. “Acreditamos que esses resultados sejam decorrentes da intensa campanha de mobilização e capacitação de profissionais de saúde, bem como através das ações no âmbito da saúde pública, conscientizando a população”, pontuou o Dr. Nogueira.
Perfis – O suicídio é um fenômeno complexo, influenciado por aspectos genéticos, sociais e culturais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o problema figura na décima posição entre as causas de mortalidade mundial, sendo considerado um problema de saúde pública. Contudo, alguns indivíduos apresentam maiores riscos de tentar ou efetivamente por fim à própria vida. Dentre os fatores de risco, destacam-se o uso ou abuso de álcool e drogas, presença de transtornos mentais e histórico familiar de suicídio.
Sobre a Campanha de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio – O objetivo da campanha é de capacitar e sensibilizar os profissionais de saúde para a detecção e prevenção do fenômeno. Assim, o Sistema de Saúde Mãe de Deus, juntamente à Secretaria Municipal de Saúde irão atuar, constantemente, no aprimoramento da qualidade assistencial prestada no Plantão de Emergência em Saúde Mental da Vila Cruzeiro (Rua Prof. Manoel Lobato, 151) e no Plantão de Emergência em Saúde Mental do IAPI (Rua Valentim Vincentini, s /n).
Sobre o Sistema de Saúde Mãe de Deus - O Sistema de Saúde Mãe de Deus apresenta como missão: “garantir soluções completas e integradas em saúde, com desenvolvimento científico, tecnológico e humano”. Aliando tecnologia de ponta a um corpo clínico altamente qualificado, abarca uma ampla rede de hospitais e serviços de saúde. O investimento contínuo em equipamentos e na estrutura física, atendimento de qualidade e gestão com responsabilidade social demonstram o compromisso com a comunidade. Para mais informações, acesse o site do Sistema de Saúde Mãe de Deus: http://www.maededeus.com.br
 
 
***
Artigo: Aumento da sensação de angústia pode estar presente no final do ano
 
Diversos fatores podem gerar essa perigosa sensação que tem no apoio emocional eficiente forma de prevenção
 
Final de ano é período de festas, comemoração e alegria, certo? A resposta pode ser sim para a maioria das pessoas, mas existem muitas outras que sentem um peso emocional maior quando chega o mês de dezembro.
Um sintoma claro dessa situação é o aumento médio de 20% da procura pelo apoio do CVV no final do ano. “Tem gente que se sente frustrado pelo que não conseguiu realizar durante o ano, tem gente que se sente solitário ao não ter com quem dividir as festividades, existem aqueles que associam a época à saudade de pessoas amadas”, exemplifica Adriana Rizzo, voluntário do CVV. “Os motivos são variados e as dores idem, mas todas elas precisam de apoio emocional, de alguém com quem conversar de forma aberta e segura”, complementa.
O CVV é uma das ONGs mais antigas do país, com 51 anos de atuação gratuita e sigilosa. Nascida com o objetivo de prevenir suicídios, a entidade desenvolveu metodologia própria que permite o apoio em diversas situações da vida das pessoas em que se sentem solitárias, angustiadas, sem saída ou, simplesmente, não encontram com quem dividir determinados assuntos.
“É claro que nem todos que nos procuram estão pensando em tirar a própria vida, mas podemos afirmar que nove entre dez suicidas passam por situações como as que atendemos antes de tomarem a iniciativa fatal”, afirma Adriana. Pesquisas e iniciativas ao redor do mundo apontam que iniciativas simples, como a oferecida nacionalmente pelo CVV, podem evitar suicídios. Adriana comenta que qualquer um pode oferecer ajuda a quem se encontra em situações de forte angústia. As pessoas dão sinais, que podem ser evidentes, como a afirmação de que vai se matar; ou sutis, como a falta de vontade de participar de encontros com amigos, aumento de comentários negativos ou isolamento. “Podemos ajudar nossos amigos nos colocando à disposição deles para ouvi-los sem tentar resolver seus problemas ou criticar suas decisões”, comenta a voluntária do CVV, “nós não queremos os outros nos apontando o dedo ou dizendo o que fazer e o que não fazer quando não estamos bem. Queremos nos sentir amados e apoiados”. O CVV atende pelo telefone 141, pela internet (www.cvv.org.br), por meio de chat, skype e e-mail ou pessoalmente nos 70 postos de atendimento pelo país.
Sobre o CVV
O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.
É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como a melhor iniciativa não governamental de prevenção do suicídio no Brasil. Contatos com a imprensa sobre temas nacionais
LVBA Comunicação Corporativa e Relações Públicas
André Lorenzetti
11 3039-0660 / 3039-0659
cvv@lvba.com.br
 
 
****
 
 
O que acontece com a alma de quem se mata? Perde a alma? A alma tem salvação?
- Segundo a Doutrina Espírita a alma é imortal, portanto é indestrutível. Um dos princípios básicos da Doutrina Espírita é a reencarnação que representa uma das formas pela qual se manifesta a Justiça de Deus. Portanto, todas as almas têm salvação.
Em uma reencarnação a criatura desenvolve valores; noutra, ela já realiza outra experiência, como se fossem etapas, séries de uma grande escola. Quando alguém se equivoca e falha em uma existência corporal reencarna-se mais tarde com os mesmos problemas e repete a experiência fracassada. Quando vence as dificuldades, é promovido a um estágio superior.
Somos Espíritos em aprendizagem, em constante progresso. Todos nós, um dia, seremos perfeitos, felizes. Como bem disse Jesus: "Nenhuma das ovelhas de meu Pai se perderá, mas todas elas terão que pagar ceitil, por ceitil, do que devem". Equivale dizer que, nenhum de nós estará mergulhado em um sofrimento eterno. Não! O Pai é de Infinita Bondade. E se é infinitamente Bom, não podemos imaginar que ele Castiga seus filhos eternamente por uma falta! Às vezes, nem um pai humano faz isso. Imaginemos Deus!
No entanto, todos nós teremos que recuperar as nossas faltas, reeducar os nossos sentimentos, para um dia chegarmos à felicidade total. Aquele que se suicida comete um crime grave! Talvez seja um dos crimes de maior gravidade. Isso porque ele tenta destruir o maior patrimônio que existe: A Vida! E ele não é Autor da Vida, mas sim alguém que desfruta da Vida. Os Espíritos Suicidas que se comunicam falam das suas dores, do seu remorso intenso. A primeira decepção do suicida é se deparar, surpreendido, com a Vida. Ele esperava que fosse mergulhar em um escuro total, na Inconsciência. Mas, o que ocorre é totalmente diferente. Ele continua vivo. Com os mesmos problemas!
Uma sensação que ocorre também é o suicida encontrar-se preso ao corpo físico. Porque ele destruiu o corpo, mas não houve desencarnação natural. Ou seja, os laços que prendiam o espírito ao corpo não foram, por assim dizer, liberados. O que ocorre então são sensações de dores horríveis! Ele acompanha o enterro, e sente todo o processo de transformação do corpo. A decomposição, os vermes roerem o corpo, os suicidas experimentam as sensações com dores incríveis!
O sofrimento da consciência arrependida é difícil de ser narrado por eles. Eles constatam que não conseguiram fugir dos problemas, e agora estão em situação pior. Porque terão que reencarnar talvez em um corpo doente, para dar valor à vida.
Uma das obras da Doutrina Espírita mais lidas, "Memórias de um Suicida", recebida pela médium Yvonne do Amaral Pereira, narra o martírio dos suicidas. A conclusão que se tira desse livro é que: todas as misérias humanas, todas as desgraças, todas as tragédias juntas, são muito pouco ao lado dos sofrimentos que o suicídio proporciona.
Como ajudar um suicida? Através da oração. A oração, o pedido a Deus por aquela alma, é como se fosse um bálsamo, um alivio na sua vida. O Espírito sente, e fica sensibilizado com as preces que fazem por ele!
Se alguém sente a vontade ou pensa em abreviar a própria vida pensando em solucionar seus problemas, recomendamos buscar ajuda em uma casa espírita séria, perto de onde se encontra ou contate a Federação Espírita do seu Estado para maiores esclarecimentos. Também sugerimos a prática do Evangelho no lar. É um trabalho simples: escolhemos alguns minutos por semana e nos reunimos com todos aqueles que vivem conosco, para o aprendizado das lições de Jesus.
Recomendável seja feito esse estudo no mesmo dia da semana e horário. Iniciamos com uma prece espontânea, abrimos uma página do Evangelho e lemos, em voz alta, alguns trechos, comentando-os em seguida. Se os familiares não quiserem participar da leitura, não se deve desanimar, e sim prosseguir fazendo a leitura e reflexão do Evangelho, pois os bons espíritos e Jesus estarão amparando.
(Espiritismo.Net)


Nenhum comentário:

Postar um comentário