segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Estudo dirigido: O Evangelho segundo o Espiritismo

 
As Três Revelações (Estudo 5 de 135)
  
-------------------------------------------------------------------
EESE005b - Cap. I - Itens 1 a 7
Tema: As Três Revelações
-------------------------------------------------------------------
A - Questão para estudo e dialogo virtual:
1 - Faça uma paralelo entre as Três Revelações.
 
B - Texto de Apoio:
* Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los: - porquanto, em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota e um único ponto. (S. MATEUS, cap. V, vv. 17 e 18.)
* Na lei moisaica, ha duas partes distintas: a lei de Deus, promulgada no monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, decretada por Moises. Uma e invariável; a outra, apropriada aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo.
* Todas as outras são leis que Moises decretou, obrigado que se via a conter, pelo temor, um povo de seu natural turbulento e indisciplinado, no qual tinha ele de combater arraigados abusos e preconceitos, adquiridos durante a escravidão do Egito. Para imprimir autoridade as suas leis, houve de lhes atribuir origem divina, conforme o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos.
* Jesus não veio destruir a lei, isto e, a lei de Deus; veio cumpri-la, isto e, desenvolve-la, dar-lhe o verdadeiro sentido e adapta-la ao grau de adiantamento dos homens.
* Mas, o papel de Jesus não foi o de um simples legislador moralista, tendo por exclusiva autoridade a sua palavra. Cabia-lhe dar cumprimento as profecias que lhe anunciaram o advento; a autoridade lhe vinha da natureza excepcional do seu Espirito e da sua missão divina. Ele viera ensinar aos homens que a verdadeira vida não e a que transcorre na Terra e sim a que e vivida no reino dos céus; viera ensinar-lhes o caminho que a esse reino conduz, os meios de eles se reconciliarem com Deus e de pressentirem esses meios na marcha das coisas por vir, para a realização dos destinos humanos. Entretanto, não disse tudo, limitando-se, respeito a muitos pontos, a lançar o gérmen de verdades que, segundo ele próprio o declarou, ainda não podiam ser compreendidas.
* O Espiritismo e a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. Ele no-lo mostra, não mais como coisa sobrenatural, porem, ao contrario, como uma das forcas vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenômenos ate hoje
incompreendidos e, por isso, relegados para o domino do fantástico e do maravilhoso.
* Assim como o Cristo disse: "Não vim destruir a lei, porem cumpri-la", também o Espiritismo diz: "Não venho destruir a lei crista, mas dar-lhe execução." Nada ensina em contrario ao que ensinou o Cristo; mas, desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica. Vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou e preparar a realização das coisas futuras. Ele e, pois, obra do Cristo, que preside, conforme igualmente o anunciou, a regeneração que se opera e prepara o reino de Deus na Terra.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário