domingo, 16 de março de 2014

Sobre o Lixo...

 
Quanto Tempo Leva o Lixo Para se Decompor no Meio Ambiente?
 
 
     Dentro do princípio de vida e ideal de "Clésia do Mercadorama", no tocante a sustentabilidade, é trazido o tema presente para ampla discussão e consequentemente o extensivo convite para que todos possamos transformar o município na "PARNAMIRIM dos SONHOS".
 
     A "sustentablidade" e "tempo de decomposição do lixo" há muito vem sendo a preocupação de "Clésia do Mercadorama", tanto que já desenvolve um trabalho de conscientização no bairro onde reside, e cercanias, e num passo mais ousado e desejosa de contar com seu apoio estende convite para formarmos uma corrente e participarmos de um projeto mais arrojado, que permitirá um futuro melhor para nossos filhos e um planeta que agradecerá!
 





 
Time decomposition of waste in the environment.
     Anualmente, bilhões de toneladas de lixo são produzidas em todo o mundo, e boa parte deste vai direta ou indiretamente parar nos mares. Uma vez no ambiente marinho, o lixo pode causar doenças e até a morte dos animais marinhos, bem como penetrar na cadeia alimentar, vindo a envenenar o próprio ser humano.
 
     Segundo o Projeto Tamar-IBAMA, é comum a ocorrência de tartarugas mortas por asfixia ao ingerirem sacos plásticos, que são confundidos com itens de sua cadeia alimentar, como águas-vivas ou algas. Outra conseqüência funesta produzida pelo acúmulo de lixo nos mares e praias é o prejuízo causado pela fuga dos turistas das praias poluídas. Vamos querer isso para o nosso litoral?

 O Que Será do Futuro Dos Nossos Filhos?

  O lixo que produzimos diariamente, seja o lixo urbano, industrial, etc., pode ser sólido, gasoso ou líquidos e ainda orgânico, biodegradável ou inorgânico. Boa parte de nosso lixo doméstico é orgânico, ou seja, tem origem vegetal ou animal, pois são compostos de restos dos alimentos, de folhas, etc. O lixo orgânico diferentemente dos outros tipos de resíduos tem uma maior capacidade de se decompor, o que não significa que não seja igualmente poluente. Mesmo o lixo orgânico quando depositado de forma inadequada pode ser altamente poluente do ar, do solo e da água, além de propiciar o desenvolvimento de bactérias e outros organismos transmissores de doenças. O lixo orgânico e o lixo biodegradável tem a capacidade de se decompor mais facilmente enquanto o lixo inorgânico quando jogado na natureza pode levar milênios até se decompor, reforçando assim a importância da coleta seletiva do lixo reciclável.
  


     A tabela de tempo de decomposição de materiais é um poderoso instrumento de sensibilização que, invariavelmente, faz as pessoas pensarem na sua responsabilidade individual com relação ao lixo. 
 
     Há porém, muita variação da informação e isso se deve ao fato de que o tempo de decomposição deverá variar de acordo com as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados.
 
Materiais descartados na água do mar, que tem condições de acidez, oxidação, entre outras que são próprias do mar, vão afetar o material de uma forma totalmente diferente do descarte dos mesmos materiais no solo.
 
     De qualquer forma, dados como estes são implacáveis quanto a seguinte verdade: o lixo não acaba no lixo! Ele continua existindo depois que o jogamos na lixeira. Portanto é de extrema necessidade verificarmos todas as possibilidades de reintroduzí-lo na cadeia produtiva da reciclagem ou de aumentar o seu ciclo de uso e vida.
 
     A natureza gasta uma energia vital para o equilíbrio do planeta nos longos processos de decomposição, assim os processos de tratamento do lixo como a reciclagem, os aterros sanitários, a incineração e a compostagem são ainda as melhores formas que o homem tem de lidar com o lixo que produz.
 
Fonte: Aquário de Ubatuba / Cultura
    
     Meio Ambiente é o espaço que rodeia e influencia todos os seres vivos e as coisas em geral. É Um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e a sua complexidade.
 
     Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à saída de qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para presentes e futuras gerações.
Essa Informação Pode Ser Importante Para Seus Amigos!
 
 
     Ao lado você irá conhecer a coleta seletiva do lixo, pois cada quadrinho que há nessa imagem, é uma lixeira, e cada cor de uma dessa lixeira, representa um tipo de lixo. Coleta Seletiva é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos. Veja na imagem como distribuir corretamente o lixo para reciclagem.







     Vejamos mais alguns restos que causam mal ao meio ambiente e seu tempo de decomposição:
- Preservativo - 300 anos;
     - Luvas de lã - 1 ano;
          - Pacote de leite - 3 semanas;
               - Rede de pesca - 600 anos;
                      - Casca de Banana - 2 anos;
                              - Faldas descartáveis - 200 anos.
 
     Logo, a reciclagem do lixo assume um papel fundamental na preservação do meio ambiente, pois, além de diminuir a extração de recursos naturais ela também diminui o acúmulo de resíduos nas áreas urbanas. Os benefícios obtidos são enormes para a sociedade, para a economia do país e para a natureza. Embora não seja possível aproveitar todas as embalagens, a tendência é que tal possibilidade se concretize no futuro.

 

(Paramirim dos sonhos)




Nenhum comentário:

Postar um comentário