terça-feira, 17 de novembro de 2015

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB –1970 - A010 – Examinando a obsessão - 6ª parte - CONCLUSÃO

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB - 1970

Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco

A010 – Examinando a obsessão - 6ª parte

CONCLUSÃO

QUESTÕES PARA ESTUDO

1 – Qual é a “porta de luz” que o autor descreve e como ela é sentida pelos espíritos que se encontram em zonas infelizes da Espiritualidade?

Porta de luz, segundo a comparação de Manoel Philomeno, é a mediunidade a serviço do bem geral. Conforme o Espiritismo esclarece, após a morte física, o espírito é transferido para o mundo espiritual, situando-se aonde a consciência, orientada pelas ações cultivadas ao longo da vida, o determine. Portanto, o espírito culpado desloca-se para regiões de culpa, sofrendo o aguilhão do arrependimento e da dúvida quanto ao seu futuro. A mediunidade, exercitada disciplinarmente nos núcleos espíritas sérios, é a porta de luz destes espíritos infelizes, pois através dela, esses são resgatados, manifestando-se nas reuniões de doutrinação, e, logo mais, iniciando seu tratamento espiritual! É a porta de esperança para a reconstrução da felicidade esquecida.

2 – Comente a frase “(...) Espiritismo ensina que o êxito das sessões se encontra na dependência dos fatores-objetivos que as produzem, das pessoas que as compõem e do programa estabelecido”, destacando que e quem são os fatores-objetivos, componentes da reunião e programa a ser estabelecido.

Os fatores-objetivos para o sucesso das reuniões mediúnicas são todos aqueles que colaboram conjuntamente para que se alcancem os objetivos pretendidos: instrução dos encarnados, evangelização de todos e amparo aos desencarnados. São, portanto, os fatores, segundo Manoel Philomeno e a Codificação, a sintonia de sentimentos nobres dos participantes, respaldada na conduta nobre e cristã de cada um; a seriedade e a disciplina com que a reunião é tratada; e o sentimento de fraternidade tanto entre os encarnados, quanto para com os desencarnados em estado de aflição.

3 – Que é o elevado padrão moral que todos os componentes do grupo mediúnico devem possuir e por que os Instrutores Espirituais não podem abstrai-lo?

O elevado padrão moral dos componentes encarnados não se trata somente de conhecer os altos valores morais cristãos, nem os estudos aprofundados do Espiritismo... Não apenas! Mas sim a prática do cristianismo na vida cotidiana, através da tríade: estudo, prece e trabalho fraterno. Cada participante colaborando individualmente eleva seu padrão de vibração, o que lhe permite mais facilmente se sintonizar com os dirigentes espirituais e se tornar mais dócil às suas sugestões. De maneira contrária, o sujeito que se afasta de tal baliza moral, não consegue se sintonizar com os benfeitores, e passa então a se sujeitar às influências dos espíritos mistificadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário