quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Buscando a resposta…Individualização do princípio espiritual

Olá queridos!

Tenho uma dúvida – leve, mas uma dúvida:

Quando se dá, em que momento da evolução se dá, exatamente a individualização do princípio espiritual?

Se a individualização se refere à conscientização (e todos àqueles requisitos adquiridos) quando se chega à condição de Espírito, a individualização anterior ao estado hominal (da criação até o reino animal) não é considerado como tal?

É isso?

Elô

===

As primeiras respostas à dúvida de Elô colocamos abaixo.

Aguardamos as respostas de vocês, também!

Beijos e abraços

O Ely diz que:

Paz, Elô,

Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares!...rs...

Não temos notícias certas a este respeito, mas apenas hipóteses levantadas pelos pesquisadores encarnados e desencarnados.

O processo de evolução é extremamente gradativo (sob a perspectiva humana), conforme vemos em "Evolução em dois mundos". Não acredito que haja um "momento" certo para isso. Se observarmos o crescimento físico-intelecto-moral de uma criança (pois o processo da reencarnação repete o processo da evolução), é difícil estabelecer momentos para coisas como: ela começou a andar, ela começou a falar, ela começou a ter "vontade própria"...E olha que são apenas alguns anos de infância...

Assim, a discussão filosófica passa pela definição do que está sendo chamado de "individualização". Alguns acreditam que seja quando o espírito adquire "consciência de si mesmo", ou quando "se vê como um individuo distinto dos demais"...mas vc percebe que essas definições podem ser facilmente questionadas...Outros acreditam que, comparando com a vida na Terra, seria na etapa reptiliana, quando há resquícios da formação da glândula pineal...Mas nós (seres humanos hoje), que provavelmente não fizemos nossa evolução anímica aqui na Terra (pois estima-se que esse processo - pela nossa medida de tempo - leva bilhões de anos - mais do que tem a Terra), nos tornamos indivíduos quando? 1 milhão de dólares...rs...

Nas fases anteriores a esta "individualização" temos o que alguns autores chamam de "alma grupo da espécie", ou seja princípios espirituais "individualizados" mas que funcionam "agrupados" (como o bando de aves, a colmeia de abelhas, o formigueiro, o cardume de peixes, etc...) Por exemplo, cada célula do seu corpo é um "indivíduo", mas que só "funciona" quando numa coletividade. No princípio da evolução destes seres, eles estão sujeitos essencialmente às leis materiais (como a atração exercida pelo eletromagnetismo do fluido vital), conforme evoluem passam a estar sujeitos também ao instinto (que já é uma espécie de inteligência, mas ainda "desgovernada"), com mais evolução passam estar sujeitos a leis em que a inteligência pode atuar, para depois estarmos sujeitos a leis "morais".

Abraços,

Ely

----

O Manuel respondeu que:

Olá Elô!

Vou dar o meu palpite!

Pelo que me recordo do Evolução em Dois Mundos, a individualização do princípio espiritual se dá quando a criatura adquire o pensamento continuado, assim como é o caso do nosso. Por pensamento continuado entende a nossa capacidade de manter uma linha de pensamento; basta observarmos o quanto isso é "orgânico" em nós que não conseguimos parar de pensar! Através do pensamento continuado, constroem-se as bases do livre arbítrio, da racionalidade, da lógica, da comunicação, etc.

Por quê? Ai são reflexões pessoais. Sabemos pela literatura mediúnica e pela Codificação, que a matéria, em especial, os fluidos espirituais (que são os elementos constitutivos do perispírito, p. ex), são aglutinados, reunidos, manipulados, etc, impulsionados pela força do pensamento - da vontade - do espírito. Ora, apenas um pensamento continuado e constante seria capaz de se manter foco constante de aglutinação e individualização. Isto é, para a formação, p. ex, de um perispírito é fundamental uma base psíquica mínima; daí o pensamento continuado.

Nos animais, voltando ao livro, André Luiz afirma que o pensamento é fragmentário, mas está em vias de se tornar continuado, como nos humanos.

Agora, quando se dá o momento do pensamento continuado? Sobre isso André Luiz diz que o processo se dá no mundo espiritual. Isto é, a individualização do espírito se dá no mundo espiritual. Provavelmente, depois de um longo processo. E é certo que neste caminho haverão reencarnações.

Talvez, e ai volto com reflexões pessoais, toda a nossa genealogia pré-humana (hominídeos, hoje datados pela ciência de 7 milhões de anos atrás) seja o reflexo material do processo de individualização que está acontecendo no mundo espiritual!

Até mais, Manuel Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário