segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

NATAL: REFLEXÕES SOBRE O PAPAI NOEL

 

NATAL: REFLEXÕES SOBRE O PAPAI NOEL

 Por Ludymila Muryell

http://conexaoespirita.com/natal-reflexoes-sobre-o-papai-noel/

“Papai Noel é a festa humana no coração infantil, com o presente perecível fazendo a felicidade passageira da criança. Jesus Cristo é a festa de luz eterna com o presente de amor ao coração dos pequeninos para a edificação da felicidade espiritual pela educação do sentimento e do caráter no reino dos corações. Papai Noel representa os interesses transitórios da Terra, ao passo que Jesus constitui os valores imorredouros do Céu.”
(Educadores do Coração – Walter Barcelos)

Elegeu-se intuitivamente o dia 25 de dezembro para comemorar o nascimento de Jesus. A energia espiritual que envolve está data e o mês de dezembro em geral, é fonte para que os espíritos ligados à Jesus desenvolvam muitos trabalhos no bem, juntamente com as mãos dos encarnados sintonizados com o mesmo propósito.

Dezembro… Tempo de natal… O mês em que muitos corações que permanecem adormecidos ao longo do ano despertam para trabalhar a grande virtude da caridade, e para os demais ensinamentos de amor exemplificados na Terra pelo Mestre.

Sempre um momento para também refletir sobre o sentido e significado desta data, questionando práticas que são repetidas de geração em geração, ano após ano sem buscar o divino como fonte de água pura.

O que pensar do Papai Noel? Quem criou esta figura e qual o papel dela no mês que se comemora o nascimento de Jesus? Sua figura é necessária ou supérflua aos nossos corações? Sendo Jesus o aniversariante, estaríamos nós festejando com Jesus ou esquecendo de seus ensinamentos em uma data tão especial?

Utilizemos para refletir mais um trecho do livro Educadores do Coração, lição “A criança espírita e o natal”:


“Nos acontecimentos natalinos do mundo, está ocorrendo o esquecimento quase completo da personalidade de Jesus e a sua missão divina, pois no lugar Dele surge a figura ingênua e alegre de Papai Noel. O bom velhinho traz alegrias para as crianças, mas não apresenta mensagem espiritual construtiva para o coração infantil. Apesar disso, continua sendo uma figura que vem do Céu para promover alegria maior no coração de todas as crianças da Terra. Para a imprensa mundial, para o mundo dos negócios, para os adultos, para os pais e especialmente para as crianças, a figura mais importante no Natal e que toma conta das emoções e sonhos dos pequeninos continua sendo a de Papai Noel.

Jesus é o grande esquecido na própria data em que se comemora o seu nascimento. Nesta data, pouco se fala de seus ensinos maravilhosos para a felicidade das criaturas, de seu imenso amor à humanidade e de seus exemplos da mais pura fraternidade para com os homens.

Papai Noel é o encantamento das crianças, o mágico dos brinquedos, a oportunidade de fazer um pedido, o sonho infantil a ser realizado, a alegria de ganhar brinquedos esperados ansiosamente. Fala-se, divulga-se e materializa-se o personagem lendário de Papai Noel para estimular sonhos, emoções, alegrias, sorrisos, fantasias, presentes, músicas e festas encantadoras – tudo em função do poderoso interesse comercial! Papai Noel, de certa forma, tomou o lugar de Jesus no coração dos pequeninos do mundo inteiro. É um desprezo imenso pela missão do Cristo de Deus.

Precisamos, cada vez mais, espiritualizar as comemorações do Natal de Jesus na mente e nos corações, muito especialmente das crianças, para que sejam efetivamente orientadas e educadas para um mundo melhor. Não podemos deixar que na bela data em que se deve lembrar da presença sublime do Embaixador de Deus aos homens, continuem nossas crianças com a mente impregnada de símbolos e ideias bastante fantasiosas.”


Comemoraremos o natal! O natal espiritual!… O natal dos despertos para os ensinamentos do Cristo Jesus. Despertos para os valores espirituais!

Confraternize os ensinamentos deixados pelo Cristo com a família consanguínea e espiritual, auxilie o próximo em suas necessidades materiais e espirituais, enfeite seus lares de luzes, leve alegria para as crianças, ceie com respeito e equilíbrio, busque a reforma íntima. Enfim, renove as suas energias para um novo ciclo que se inicia no ano seguinte.

Feliz natal!


Referência bibliográfica:

  • Barcelos, Walter. Educadores do Coração. Belo Horizonte, Minas Gerais: União Espírita Mineira, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário