segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão - CONCLUSÃO - A014 – Cap. 3 – Técnica de Obsessão – Primeira Parte


Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB - 1970

Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco

A014 – Cap. 3 – Técnica de Obsessão – Primeira Parte

CONCLUSÃO

QUESTÕES PARA ESTUDO
1 – Quem era Mariana na experiência material anterior? Quais atitudes suas causaram a atual perseguição espiritual?
Mariana fora Aldegundes, a qual viveu na Neerlândia/Bélgica, no século 19. Casada com Guilherme, 30 anos mais velho que ela, vivia em extensa propriedade produtora de tulipas. Como vivesse sozinha, devido às constantes ausências do marido, apaixonou-se por Jacob, um empregado, fugindo com ele para Amsterdã. Porém, tal fuga causou o suicídio de Guilherme, preso a grande desgosto, e a degradação de Aldegundes na grande cidade, em razão do abandono de Jacob. Retornando à Neerlândia 5 anos depois, arrependida e pretendendo reatar com o antigo marido, soube de tudo que aconteceu, pertubando-se e vindo a morrer em um hospício.
2 – Qual a parcela de responsabilidade de Guilherme na tragédia vivida?
Guilherme, que fora o antigo marido de Aldegundes, e hoje obsessor espiritual da família, era proprietário de terras na Neerlândia. Porém, em razão da dessecagem dos lagos, o que criaria mais extensões de terra, acorria à cidade para negociá-las, deixando a esposa abandonada na propriedade. Em tantos meses fora, não se interessava pela mulher, suas necessidades e sonhos; deixava-a exposta à solidão e à carência. Assim, quando Jacob veio trabalhar na propriedade seduziu a mulher e a convenceu a fugir dali.
3 – E quanto a Jacob, hoje Marcelo? Por que este continua próximo a Mariana, agora na condição de pai?
Jacob, o antigo empregado, responsável por sucessivas infelicidades de Aldegundes, é hoje o pai de Mariana, o sr. Marcelo.
Jesus nos ensina que "reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho, para que ele não vos entregue ao juiz, o juiz não vos entregue ao ministro da justiça e não sejais metido em prisão. Digo-vos, em verdade, que daí não saireis, enquanto não houverdes pago o último ceitil."
A prisão é, segundo a Doutrina Espírita, a reencarnação em condições próximas da vítima ou do algoz; e pagar até o úlimo ceitil, a quitação completa dos débitos adquiridos perante o próximo. Isto é, os comprometimentos construídos entre Jacob e Aldegundes permanecerão até o completo reequilíbrio; Jacob fora o responsável pela degradação moral de Mariana, hoje é responsável por reconstruir a relação através de muito trabalho e renúncia.

 

Equipe Manoel Philomeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário