quinta-feira, 5 de abril de 2018

Respostas rápidas: assuntos relacionados a alimentação relacionada ao espiritismo


Pergunta : Gostaria de saber onde posso encontrar assuntos relacionados a alimentação relacionada ao espiritismo, tanto a alimentação que deveríamos seguir mas também a alimentação que os espíritos praticam.

Resposta: A Doutrina Espírita nos ensina que o nosso corpo físico é o instrumento que Deus nos oferece para vivenciarmos nova experiência na Terra, indispensável à nossa evolução. Por essa razão, devemos cuidar dele como se cuida de qualquer objeto que tomamos emprestado e que teremos de devolver. O corpo físico nada mais é que isso: um empréstimo de Deus para utilizarmos na nossa passagem pelo mundo físico. Ao final, teremos de devolvê-lo ao Criador, que dará nova destinação a ele, de acordo com a Leis Naturais.
Portanto, o fator alimentação está incluído dentre os cuidados que devemos adotar com o nosso corpo carnal. O Espiritismo, como doutrina de liberdade, não prescreve qualquer regra alimentar. Podemos nos alimentar como o desejarmos, sabendo, sempre, da responsabilidade que assumimos por nossos atos. Devemos, pois, nos guiar por uma alimentação sadia, sem excessos que venham causar qualquer tipo de dano ao nosso organismo físico.
Allan Kardec tratou, genericamente, do assunto nos capítulos V e VI, da Parte 3a. de "O Livro dos Espíritos". Também em "Missionários da Luz" podemos encontrar algumas orientações de André Luiz quanto à alimentação do médium nos dias de trabalho. Quanto à alimentação dos espíritos, quanto mais o espírito se eleva menos necessidade sente de qualquer tipo de alimentação, pois seu períspirito vai se tornando cada vez menos denso. Nos mundos de densidade mais próxima da Terra, temos informações de que os espíritos praticam algum tipo de alimentação, que é fluídica e plasmada de conformidade com o fluido cósmico universal que predomina em cada mundo. Podemos ver isso em "Nosso Lar", quando André Luiz narra que lhe foi servida uma sopa, após ser socorrido pelos benfeitores. Também Patrícia, em "Violetas na Janela" conta que lhe foram servidos pães. Podemos, pois, concluir que, ao menos nas Colônias mais próximas da Terra, que abrigam espíritos ainda cheios de imperfeições e cujos períspiritos possuem alto grau de densidade, ainda necessitam de algum tipo de alimentação, necessidade da qual vai se despojando à medida que evoluem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário