sábado, 21 de março de 2009

Pergunta Feita: Pensamentos Possessivos.

Não consigo ficar tranquilo sabe... me sentir bem... minha cabeça parece que vai estourar Sempreee... a hora que fico mais sossegado é quando tô com minha namorada que consigo ficar "Zen" ! Mas fora isso..tenho insonia costante... já procurei psiquiatra...me passaram o carbono de lítio pra tomar; fiquei mais calmo... MAS DEPOIS comecei a misturar com bebida e cigarro... e tudo voltou como antes é ruim...muito ruim...agora to sem beber e sem fumar...mas é tão ruimm..fico muito ancioso ..cabeça fica ruimm...ainda to tomando o carbono de lítio..mas parece que não ta adiantando muito...até que to dormindo melhor...mas durante o dia é um tormento...não consigo estudar...não consigo malhar...e fora que toda manhã amanheço com ansia de vômito...dor no estomago..deve ser esse remédio tabém...tomo 600mg de manha e 600mg a noite...e ainda não to bem..uns pensamentos 100%¨possessivos dia e noite...quando não é com ciúmes de namorada...e com brigas quando bebo por aí...é vontade de matar homossexuais... (M - 17 anos)

*
Resposta Dada:

Olá!

Muita paz a você!

Devemos, antes de qualquer análise dos nossos problemas, compreender quem somos e qual nossa finalidade nesse mundo.

Temos nosso corpo físico, que deve estar sempre saudável para que nos sintamos bem; temos nossa mente, que deve estar sempre equilibrada para que possamos conviver de forma harmoniosa conosco mesmo; convivemos com pessoas, seja em família, na escola, no trabalho, grupo de amigos ou mesmo desconhecidos, e devemos nos esforçar para termos bons relacionamentos, sempre visando uma vida social pacífica e feliz; finalmente, somos, antes de todos esses componentes, Espíritos passando por um longo processo de aprendizado, cujos ensinamentos estão distribuídos em todos os campos de ação de nossas vidas.

Você nos descreve dificuldades em todos esses campos, pois por uma possível descompensação física e psíquica, tornou-se ansioso e agressivo, refletindo em seu convívio social afetando seu namoro e deixando-o intolerante com pessoas diferentes de você.

Sua iniciativa de consultar-se com um psiquiatra foi muito positiva e deve continuar seu tratamento pelo tempo que necessitar, voltando a consultar-se com regularidade para que seu médico possa acompanhar sua evolução. O auxílio de um acompanhamento psicológico também é um importante complemento nesse processo de reequilíbrio mental de que você necessita. Parte dos pensamentos possessivos tem origem em nossa mente e devemos retomar o caminho da nossa harmonia mental com ajuda de um profissional.

Cuidar de seu corpo físico é fundamental. Tanto o álcool quanto o fumo são extremamente nocivos, especialmente para os jovens, que possuem uma tendência muito maior à dependência química pela imaturidade psíquica e orgânica. Mantenha sua rotina de exercícios, não mais como um mero prazer de freqüentar uma academia, mas como uma importante terapia físico/mental, para que essas substâncias tão destrutivas não intoxiquem seu corpo. Os vícios que nos dominam são reflexos do desequilíbrio mental que trazemos e só nos traz prejuízos. Devemos nos esforçar ao máximo para resistir a essas tendências.

O mais importante, agora, é compreender a origem desses pensamentos obsessivos. Da mesma forma que nos aproximamos das pessoas por vermos nessas algo que nos faz bem, mesmo que isso seja negativo, o mesmo acontece com o mundo espiritual. M, como Espíritos, vivemos mergulhados constantemente num oceano de energias mentais. Espíritos como nós, encarnados (vivos no mundo físico), estão o tempo todo participando de nossas vidas nos dando sugestões, provocando, ajudando, agredindo, ou seja, nos envolvem das formas mais diversas com seus pensamentos, palavras e atitudes. Há, também, irmãos espirituais que não fazem parte do nosso mundo físico, mas que nem por isso deixam de participar de nossas vidas. A relação entre o mundo físico e o espiritual é muito mais próxima do que imaginamos. Somos permanentemente influenciados pelos Espíritos que se encontram desencarnados. Essas influências podem vir através das mais sublimes inspirações, como das mais tenebrosas sugestões. As que receberemos serão aquelas com as quais nos sintonizamos. Sempre fazemos aquela comparação de que somos como rádios e nos sintonizamos com as mais diversas estações através de nossas antenas. Nossas antenas, nesse caso, são nossas mentes e nossos pensamentos as ondas emitidas por elas, que são irradiadas constantemente por todo o universo visível e invisível. Quando, através deles, encontramos um pensamento semelhante, criamos um elo de sintonia e influenciamos e/ou somos influenciados por eles.

Uma necessidade que todos temos é o equilíbrio espiritual e ele se dá apenas pela vontade pessoal de cada um, o que é bastante difícil, pois nem sempre temos essa preocupação, seja por falta de conhecimento ou preconceito, falta de uma religião ou mesmo por indiferença a esse tão importante campo de nossas vidas.

Para esse problema, sugerimos, dentro da visão espírita, que procure um Centro Espírita de sua cidade e consulte-se com a equipe de Atendimento Fraterno apresentando suas dificuldades. Os irmãos atendentes terão condições de orientá-lo para um tratamento espiritual que auxiliará no tratamento médico que já faz. No Centro, assistindo às palestras oferecidas, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais, com certeza. A Casa Espírita proporciona o benefício do passe, o qual constitui-se duma transfusão de energias, que nos revigoram e reanimam. Igualmente, a participação em atividades de caridade, de ajuda ao próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação.

M, devemos, antes de qualquer processo de cura externo, há a necessidade de modificarmos nossa postura íntima, resistir aos vícios, modificar nosso modo de pensar e, acima de tudo, apegar-se na prece a Jesus, que nos fortalece contra as influências seja do mundo físico ou espiritual. Orar nos permite sintonizar com Deus e com os Bons Espíritos. Peça a Deus que o auxilie neste momento, que o ampare e abençoe. A prece sincera é um pedido jamais recusado.

Sugerimos fazer a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico.

Segundo Emmanuel, Espírito, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos. É um trabalho simples. Escolhemos alguns minutos por semana e nos reunimos com todos aqueles que vivem conosco, para o aprendizado das lições de Jesus.

Recomendável seja feito esse estudo no mesmo dia da semana e horário. Iniciamos com uma prece espontânea, abrimos uma página do Evangelho e lemos, em voz alta, alguns trechos, comentando-os em seguida. Os companheiros participantes devem expor suas dúvidas, seus temores e dificuldades. Através da conversação edificante produzida, os benfeitores da espiritualidade superior "distribuirão a todos idéias e forças, em nome do Cristo, para que horizontes novos iluminem o espírito de cada um."

Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados nos seguintes endereços:

www.irc-espiritismo.org.br/af/html/evangelho_no_lar/af_roteiro.htm e
www.irc-espiritismo.org.br/af/html/evangelho_no_lar/af_culto.htm.

Procure cultivar o hábito da oração e manter-se em vigilância, no pensamento, no falar e no agir.

Caso não seja possível freqüentar um grupo de estudos e trabalhos espíritas, oferecemos o convite para participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência - www.paltalk.com). Informe-se sobre o programa através dos sites www.meuwebsite.com.br/espiritismo/paltalk.html (orientações gerais) e www.meuwebsite.com.br/espiritismo (programação das salas).

Deixamos como sugestão os vídeos abaixo para que você compreenda a Doutrina Espírita e a forma de lidar com suas dificuldades.

Visite o site www.meuwebsite.com.br/espiritismo - seção Estudos - Multimídia > vídeos

** Revista Informação **
- Por que Espiritismo?
- A Filosofia Espírita
- A Moral Espírita
- A Prática Espírita
- Atitude Mental
- A Influência Espiritual
- Perturbação Espiritual

** Programas Espíritas **
- Terceira Revelação - 15 - Emoções Perturbadoras
- Terceira Revelação - 20 - Influência Dos Espíritos
- Terceira Revelação - 37 - Prece

Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário e esperamos ter ajudado. Conte sempre conosco.

Um abraço,

André.
Equipe Net Jovem
Dúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp

Oferecemos o convite para participar dos nossos estudos na Internet. No Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala Espiritismo Net Jovem - Todas às sextas-feiras, 21h.

====================================================

Um roteiro de conduta mental que muito o auxiliará:

1 -Ao acordar, diga a si mesmo: Deus me concede mais um dia de experiências e aprendizado. É fazendo que se aprende. Vou aproveitá-lo. Deus me ajuda. (Repita isso várias vezes, procurando manter essas palavras na memória. Repita-as durante o dia).

2 -Compreenda que a obsessão é um estado de sintonia da sua mente com mentes desequilibradas. Corte essa sintonia ligando-se a pensamentos bons e alegres. Repila as idéias más. Compreenda que você nasceu para ser bom e normal. As más idéias e os maus pendores existem para você vencê-los, nunca para se entregar.

3 -Mude sua maneira de encarar os semelhantes. Na essência, somos todos iguais. Se ele está irritado, não entre na irritação dele. Ajude-o a se reequilibrar, tratando-o com bondade. A irritação é sintonia de obsessão. Não se deixe envolver pela obsessão do outro. Não o considere agressivo. Certamente ele está sendo agredido e reage erradamente contra os outros. Ajude-o que será também ajudado.

4 -Vigie os seus sentimentos, pensamentos e palavras nas relações com os outros. O que damos, recebemos de volta.

5 -Não se considere vítima. Você pode estar sendo algoz sem perceber. Pense nisso constantemente, para melhorar as relações com os outros. Viver é permutar. Examine o que você troca com os outros.

6 -Ao sentir-se abatido, não entre na fossa. É difícil sair dela. Lembre-se de que você está vivo, forte, com saúde e dê graças a Deus por isso. Seus males são passageiros, mas se você os alimentar eles durarão. É você que sustenta os seus males. Cuidado com isso.

7 -Freqüente a instituição espírita com que se sintonize. Não fique pulando de uma para outra. Quem não tem constância nada consegue.

8 -Se você ouve vozes, não lhes dê atenção. Responda simplesmente: Não tenho tempo a perder. Tratem de se melhorar enquanto é tempo. Vocês estão a caminho do abismo. Cuidem-se. E peça aos Espíritos Bons, em pensamento, por esses obsessores.

9 -Leia diariamente, de manhã ou à noite, ao deitar-se, um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo e medite sobre o que leu. Abra o livro ao acaso e não pense que a lição é só para você. Geralmente é só para os obsessores, mas você também deve aproveitá-la.

10 -Leia o livro de Allan Kardec INICIAÇÃO ESPÍRITA, mas de Kardec, não outros de autores diversos, que fazem confusões. Trate de estudar a Doutrina nas demais obras de Kardec.

O livro "O Evangelho segundo o Espiritismo" pode ser adquirido em livrarias ou ser baixado no site www.meuwebsite.com.br/espiritismo - Seção Biblioteca Virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário