domingo, 26 de fevereiro de 2012

Desculpas que usamos: Segunda-feira eu começo...






Quantas vezes, diante de uma tarefa, um objetivo, um sonho, você já soltou esta frase "Segunda-feira eu começo"?


Você é daquelas pessoas que está sempre deixando para começar amanhã ou segunda-feira algo que deseja fazer? Está sempre dizendo que vai começar sua tarefa, sonhos, objetivos, metas amanhã ? Algumas pessoas têm a característica de adiar qualquer coisa que tenha que fazer, independente do seu grau de importância, com o intuito de aproveitar um pouco mais as vantagens, se é que existem, de continuar com os mesmos velhos hábitos, mesmo que esses sejam algo negativo.

Adiar mudanças, deixar sempre para depois, muitas vezes é motivado pela necessidade de manter o velho, porém o velho é aquilo que já conhecemos e sabemos lidar com ele, mesmo que esse velho possa nos deixar tristes, estagnados, parados...

Bem, é certo que, às vezes, é sábio deixarmos o tempo passar e agir, de forma a nos auxiliar a ver uma situação, fato, questão, solução de forma mais clara. No entanto, nem sempre deixar o tempo correr produz um resultado positivo, pois essa nossa parada pode esconder, na verdade, nossos medos, nossas angústias e nossas inseguranças em adotar uma postura diferente, ou demonstrar um ponto de vista diferente ou apresentar uma solução diferente das conhecidas ou mesmo em buscar realizar nosso sonho e, portanto, em medo de sermos felizes.

Daí arrumamos várias desculpas para adiarmos o que temos que resolver, fazer, agir, realizar: "hoje não dá mais tempo"; "hoje tenho tantas coisas para fazer"; “ainda não estou amadurecido para assumir essa tarefa” Podemos ainda adiar algumas coisas porque consideramos que será cansativo, trabalhoso, chato, bobo. Daí nossa desculpa será: “Mas se é tão ruim/cansativo/bobo/chato, nada positivo, por que terei que fazê-lo?” etc e tal.

E teremos, com certeza, várias outras desculpas – disfarçadas em justificativas plausíveis, uma vez que nem mesmo perceber que o fazemos - para adiarmos o fazer/realizar/produzir algo que nos modifique e modifique nossa vida.

Pera lá! Claro que toda tarefa, mudança, busca de realizar objetivos dará trabalho, não é mesmo? Assim, transforme a insegurança, a indecisão, o medo, a baixa auto-estima em: ação, em coragem, em certeza. E vá fazendo, vá agindo, vá realizando do jeito que você pode e consegue, com os recursos que você tem.

Não espere, portanto, ser perfeito para realizar e para agir.

Não se esqueça de que cada pequena conquista fará com que se sinta realizado consigo mesmo e caminhando rumo à felicidade real, mas a cada hora que adiar para começar a jornada, estará adiando na mesma proporção os resultados que tanto deseja e merece.

Lembre-se de que não sabemos, enquanto estamos encarnados, se haverá o amanhã aqui no mundo material, mas no hoje podemos agir, semear, sermos afetivos, enfim, investirmos em todas as nossas possibilidades e oportunidades.

Lembre-se você pode e é capaz de começar agora! Ou... Será que ainda assim você prefere deixar para segunda-feira?


(Lu - colaboradora efetiva das equipes do CVDEE e do Espiritismo.Net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário