domingo, 12 de outubro de 2014

Mensagem para reflexão: As lições da copa

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Raphael Vivacqua Carneiro

Oi, pessoal!

Vejam que interessante a mensagem recebida na reunião mediúnica na casa espírita que frequento.

Abraços, Raphael

____________________________________

As lições da Copa

Fazia poucos dias que o Brasil sofrera a cruciante derrota na Copa do Mundo, e a palavra mais presente na boca de todos era: humilhação. Contudo, poucos atentavam ao fato de que a humilhação é algo que machuca somente aqueles que mantêm uma pretensão de grandeza. Talvez percebendo que a comoção ainda pairava nos corações de alguns, um amigo espiritual prontificou-se a transmitir-nos uma oportuna reflexão.

“Irmãos queridos, gostaria de abordar um tema que consideramos deveras importante para nossa reflexão na vida cotidiana e nas nossas ações em busca de uma vida melhor, mais fraterna, mais justa, mais solidária, menos desigual. Desejo lhes falar, nesse instante, de um acontecimento aparentemente pueril, mas que nos traz profundos e belos ensinamentos, que precisam ser hauridos na força do entendimento do progresso que a Humanidade precisa alcançar. O nosso país, o Brasil, considerado “coração do mundo, pátria do Evangelho”, com toda a sua destinação de exemplo de fraternidade, de união dos povos, de entendimento entre os desiguais, vem, ao longo de certa jornada, encetando caminhos equivocados, que têm nos arremetido a sensações de orgulho, de grandeza, de onipotência, que acabam prejudicando o planejamento espiritual que tanto nos cabe ajudar a concretizar. Falo-lhes da perda que a nação brasileira teve nesse belíssimo certame internacional, de tantas nações, de tantos povos, em que o futebol pôde ser veículo do entendimento entre as nações das mais diferentes línguas, das mais diferentes raças.

“O Brasil, abrigando este certame de tamanha importância, cultivou em si o orgulho de ser o primeiro em sua casa; não para ser o primeiro com o exemplo maior e melhor, mas para ser o primeiro por ser o mais poderoso nesse tipo de esporte. E acontece o fato de uma derrota inesperada e absolutamente oportuna para que nós reflitamos que, mais importante do que os troféus, mais importante do que o galardão da conquista, é o exemplo que podemos dar – e que estamos dando – a todas as nações do mundo, de que a paz se faz pelo entendimento, com o entretenimento sadio, a paz se constrói com sentimentos de afeto pelo outro, mesmo que nós o desconheçamos. Então, a grande lição que fica para a pátria brasileira nesse instante é de profundo sentimento de que a não-conquista do campeonato mundial de futebol vai se transformar na grande conquista do exemplo daquele que tem muito a dar e que precisa escolher a melhor forma, o meio mais convincente de mostrar a todos que a fraternidade, a união e o entendimento são mais poderosos do que mais uma estrela numa camisa que um dia a traça há de corroer.

“Que todos os brasileiros, então, se tranquilizem e se ponham em alerta, para não deixar passar a oportunidade de fazer do desiderato da pátria do Evangelho o verdadeiro exemplo a ser seguido por todos os povos, por todas as nações, irmãos que somos do mesmo Pai. Fica aí este exemplo, esta advertência, este desgaste aparente, com a convicção plena de que o afeto e o carinho são mais importantes do que vitórias transitórias. Estejam certos, irmãos queridos, de que só seremos realmente o coração do mundo e a pátria do Evangelho, se construirmos essa realidade com nosso esforço pessoal, na transformação moral de cada um de nós. Fiquem em paz e um bom trabalho a todos!”

Mensagem psicofônica recebida na Comunidade Espírita Esperança (Vitória/ES) em julho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário