quinta-feira, 2 de julho de 2015

Passe adiante… (3) Humildade

humildade-3

Humildade significa  terra fértil, vem  da palavra húmus que significa : solo sobre nós. É a qualidade das pessoas que procuram se manter no nível dos outros, ninguém é pior ou melhor do que os outros, todos estamos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade

Humildade é assumir, seus direitos e obrigações, erros e culpas  sem resistir,agir diferente disto, é uma arrogância e uma negação da sua origem. A humildade é uma virtude humilde, porque quem se vangloria da sua, na realidade pode ter falta dela. É um sentimento adquirido lentamente pelo trabalho interior ou provocado pelo conhecimento, que existe um ser superior ao mesmo.

A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, tem modéstia e ausência de orgulho. A humildade consta em praticamente todos os textos da Bíblia, onde diz-se que "quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”.

Exemplos de pessoas humildes na história: Jesus Cristo, Gandhi, Madre Paulina,Rei Davi, Madre Tereza de Calcutá.

"A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome. A humildade está na pessoa que tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude compreensível no brio pessoal, apenas abençoa."

"O conhecimento próprio leva-nos como que pela mão à humildade."

"Se os homens tivessem dentro da alma a humildade e a gratidão, viveriam em perfeita paz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário