terça-feira, 3 de maio de 2016

Buscando a resposta... quando surge o perispírito?


 Olá queridos,
    Preciso saber quando surge o perispírito na evolução do Espírito.

   Surge na entrada no mundo hominal, ou o princípio espiritual já utilizava este corpo, já que desde o início, ainda no reino mineral, já teve que se “associar” à matéria para evoluir?

Bjks

E

---
Resposta 1:

E, não sabemos quando o princípio espiritual se uniu ao princípio material, formando o que alguns chamam de "mônada". De qualquer forma, a ideia de que o perispírito é "intermediário" do Espírito com a matéria, só vale para os encarnados: os desencarnados possuem perispírito e nem por isso ele é intermediário. Por isso, o mais simples é pensar que o que chamamos de "perispirito" é apenas a "energia" que liga o princípio espiritual (ou Espírito, quando já humano) à matéria do mundo em que ele esteja vivendo. No nosso caso (humanos na Terra), o períspirito possui tanto fluidos "espirituais" (que nos acompanham no processo evolutivo) quanto fluidos "materiais" (da Terra), como Kardec explica aa Gênese (cap. 14, itens 7-8).
Abraços,
Ely

Resposta 2:

Olá E,
um livro que me marcou bastante foi Evolução em Dois Mundos, e nele se discute a chega do princípio espiritual ao reino hominal e a consequente formação do perispírito.
Pelo que me recordo, os animais e os vegetais, embora tenham um princípio espiritual que os individualiza, não é um perispírito, elaborado como citou Ely sobre a Gênese, por fluidos espirituais e materiais. O perispírito somente é constituído no reino hominal, porque neste momento o homem conquista o pensamento continuado, em oposição ao fragmentário dos animais. O pensamento continuado será, enfim, uma fonte de magnetismo permanente aglutinando fluidos ao redor de si para constituir o corpo espiritual.
Outro livro que estou lendo e me interessou bastante sobre a questão, dentre outras, do perispírito é Ícaro Redimido, de Adamastor/Gilson T Freire.
Até mais, manuel

Resposta 3:

OI gente,
 
Permitam dar o meu pitaco, pois já participei de muitas discussões sobre essa questão.
 
Entendo que esta é uma questão puramente semântica. Que os animais têm algo além do princípio inteligente, parece fora de dúvida. Gabriel Delanne, no livro “A alma dos animais”, diz que pode se dar o nome que se queira a este corpo energético que os animais possuem, com o qual se apresentam no mundo espiritual e que vai servir de matriz à formação de um novo corpo material. É correspondente ao perispírito dos humanos, afirma, e, por isso, para simplificar e não se perder em questões que nada esclarecerão, podemos chamar esse corpo energético de perispírito. O importante é que compreendamos a idéia, dê-   -se o nome que se queira, até porque não encontro em parte alguma da Codificação a ideia de que somente na fase hominal o princípio espiritual possui perispírito.
 
Abraços a todos
 

Sergio

Nenhum comentário:

Postar um comentário