Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão –
Editora FEB - 1970
Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda,
psicografia de Divaldo Pereira Franco
A024
– Cap. 9 – Reencontro com o passado – Segunda Parte
CONCLUSÃO
QUESTÕES PARA
ESTUDO
1 – O grupo de desencarnados desloca-se
em busca de Henriette, encontrando-a em um leprosário. Hoje, estas instituições
foram abolidas, primeiro como consequência da cura da doença e segundo porque
afrontam os princípios legais de dignidade da pessoa humana. Segundo o ensino
do benfeitor Glaucus, quem eram os pacientes naquele lazareto?
O benfeitor Glaucus afirma que aquele
leprosário se assemelhava a um purgatório, porém já na vida material. Reunidos
ali, estavam espíritos que na última reencarnação aplicaram mal seus
recursos/talentos (conforme ensina a parábola de Jesus), utilizando-os a
benefício pessoal em prejuízo do próximo: poderosos que esmagaram os mais
fracos, criminosos, ociosos, caluniadores, etc. Ali, estavam, segundo a
advertência cristã, presos na prisão da carne enferma para pagarem até o último
ceitil de seus crimes.
2 – Segundo o benfeitor Glaucus, apenas o
sofrimento propriamente dito não é condição para o progresso da criatura. Que é
então o bem sofrer e o mal sofrer?
Jesus nos ensinou que "bem
aventurados os aflitos, porque serão consolados." Porém, é fundamental que
o espírito aprenda a tirar a boa parte do sofrimento, porquanto a dor somente,
pela dor, não é garantia de progresso para a criatura. Bem sofrer é, portanto,
o sofrimento que produz crescimento espiritual através da convocação que faz à
resignação, paciência, tolerância, fé e esperança. Mal sofrer, por outro lado,
é o sofrimento que cega o sujeito, predispondo-o à acusação indébita à Justiça
Divina, ao inconformismo e à lamentação.
3 – Conforme temos estudado, o conceito
de justiça para Dr. Teofrastus era limitado, pois sua visão apenas enxergava o
momentâneo: daí sua revolta perante a condição de Henriette e sobre o que lhe
aconteceu na Inquisição. O que o Espiritismo nos ensina sobre Justiça e que
podemos utilizar para compreender estas duas situações?
O Espiritismo nos ensina que a vida atual
no mundo físico é apenas um elo de uma imensa corrente que se perde no passado.
Isto é, o espírito é um viajante que iniciou sua jornada de progresso em um
momento desconhecido; no entanto, o passado vem sempre produzindo suas
consequências sobre o hoje. Deste modo, a vida atual é reflexo das escolhas que
fizemos no passado remoto, ora nos garantindo méritos, ora nos cobrando
responsabilidades.
Tanto a condição dolorosa de Henriette,
quanto a morte trágica de Dr. Teofratus nas fogueiras da Inquisição guardam
suas causas justas em escolhas que ambos fizeram livremente no passado. Há por
trás destas aparentes anormalidades a Lei de Causa e Efeito.
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