quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Revista Espírita - Setembro 1863 - O Verdadeiro


REVISTA ESPIRITA
JORNAL DE ESTUDOS PSICOLÓGICOS
SETEMBRO 1863

O Verdadeiro.

(Thionville, - Médium, Sr. doutor R...)

Um poeta disse:

Nada é belo quanto o verdadeiro, só o verdadeiro é amável.

Reconhecei nesse verso uma das mais belas inspirações que hajam jamais sido dadas ao homem. O verdadeiro, é a linha direita; o verdadeiro, é a luz, cujo esplendor não tem necessidade de ser velado pelos homens justos, cujo Espírito é maravilhosamente disposto a compreender seus imensos benefícios. Porque, na vossa sociedade atual, a luz tem tanta dificuldade para ser percebida pela maioria dos homens? Por que o ensino da verdade é cercado de tantos obstáculos? É que, até o presente, a Humanidade não fez progresso bastante notável, desde a origem do cristianismo. Desde o Cristo, que teve que velar seus admiráveis ensinos sob as formas da alegoria e da parábola, todos aqueles que tentaram propagar a verdade não foram mais escutados do que seu Divino Mestre; é que a Humanidade devia progredir com uma sábia lentidão, para que sua marcha fosse mais segura; é que ela tinha necessidade de um longo noviciado para estar apta a conduzir a si mesma.

Mas tranquilizai-vos! O sol da regeneração, há muito tempo na sua aurora, não tardará a derramar sobre vós sua ofuscante claridade; a verdadeira luz vos aparecerá, e sua influência benfazeja se estenderá a todas as classes da sociedade. Quanto, então, se espantarão de não terem acolhido mais cedo essa verdade, que data da mais alta antIguidade, e que um sentimento de orgulho lhes fez sempre costear, sem vê-la!

Desta vez, pelo menos, não tereis que sofrer nenhum desses assustadores cataclismos que parecem como tantos marcos destinados a marcar, através dos séculos, a marcha da verdadeira luz; os homens, mais instruídos, compreenderão que os transtornos que deixam após si um rastro de fogo e de sangue não poderiam adaptar-se hoje com os nossos costumes abrandados pela prática da caridade. Compreenderão, enfim, a importância desta palavra sublime que o Cristo os fez ouvir outrora: "Paz aos homens de boa vontade!"

Não haverá mais outra guerra do que aquela que será feita às más paixões; todos unirão suas forças para expulsar o espírito do mal, cujo reino desastroso não tem senão detido, por muito tempo, o vôo da civilização. Todos se deterão a este pensamento de que a verdadeira luz é a única conquista legítima, a única que devem doravante ambicionar, a única que poderá conduzi-los à felicidade.

À obra, pois, todos vós que tendes a bandeira do progresso! não temais arvorá-la alto e firme, para que de todos os cantos do globo os homens possam acorrer e se alinhar sob sua égide. Pedi ao nosso Pai celeste a força e a energia que vos são indispensáveis para essa grande obra, e, se não deveis desfrutar nesse mundo da felicidade de vê-la se realizar, pelo menos, morrendo, levareis a convicção de que a vossa existência foi útil a todos, e que a mais doce recompensa vos espera entre nós: a alegria de ter cumprido a vossa missão para a maior glória de Deus.

ESPÍRITO FAMILIAR.

ALLAN KARDEC.
 
Enviado por: "Joel Silva"

Nenhum comentário:

Postar um comentário