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EESE – Cap. XVII – Itens 10 e 11
Tema: O homem no mundo
Cuidar do corpo e do espírito
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EESE – Cap. XVII – Itens 10 e 11
Tema: O homem no mundo
Cuidar do corpo e do espírito
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A - Texto
de Apoio:
O homem no mundo
10. Um
sentimento de piedade deve sempre animar o coração dos que se reúnem sob as
vistas do Senhor e imploram a assistência dos bons Espíritos. Purificai, pois, os
vossos corações; não consintais que neles demore qualquer pensamento mundano ou
fútil. Elevai o vosso espírito àqueles por quem chamais, a fim de que,
encontrando em vós as necessárias disposições, possam lançar em profusão a
semente que é preciso germine em vossas almas e dê frutos de caridade e
justiça.
Não
julgueis, todavia, que, exortando-vos incessantemente à prece e à evocação
mental, pretendamos vivais uma vida mística, que vos conserve fora das leis da
sociedade onde estais condenados a viver. Não; vivei com os homens da vossa
época, como devem viver os homens. Sacrificai às necessidades, mesmo às
frivolidades do dia, mas sacrificai com um sentimento de pureza que as possa
santificar.
Sois
chamados a estar em contato com espíritos de naturezas diferentes, de
caracteres opostos: não choqueis a nenhum daqueles com quem estiverdes. Sede
joviais, sede ditosos, mas seja a vossa jovialidade a que provém de uma
consciência limpa, seja a vossa ventura a do herdeiro do Céu que conta os dias
que faltam para entrar na posse da sua herança.
Não consiste
a virtude em assumirdes severo e lúgubre aspecto, em repelirdes os prazeres que
as vossas condições humanas vos permitem. Basta reporteis todos os atos da
vossa vida ao Criador que vo-la deu; basta que, quando começardes ou acabardes
uma obra, eleveis o pensamento a esse Criador e lhe peçais, num arroubo d'alma,
ou a sua proteção para que obtenhais êxito, ou a sua bênção para ela, se a
concluístes. Em tudo o que fizerdes, remontai à Fonte de todas as coisas, para
que nenhuma de vossas ações deixe de ser purificada e santificada pela
lembrança de Deus.
A perfeição
está toda, como disse o Cristo, na prática da caridade absoluta; mas, os
deveres da caridade alcançam todas as posições sociais, desde o menor até o
maior. Nenhuma caridade teria a praticar o homem que vivesse insulado.
Unicamente no contacto com os seus semelhantes, nas lutas mais árduas é que ele
encontra ensejo de praticá-la. Aquele, pois, que se isola priva-se
voluntariamente do mais poderoso meio de aperfeiçoar-se; não tendo de pensar
senão em si, sua vida é a de um egoísta. (Capítulo V, nº 26.)
Não
imagineis, portanto, que, para viverdes em comunicação constante conosco, para
viverdes sob as vistas do Senhor, seja preciso vos cilicieis e cubrais de cinzas.
Não, não, ainda uma vez vos dizemos. Ditosos sede, segundo as necessidades da
Humanidade; mas, que jamais na vossa felicidade entre um pensamento ou um ato
que o possa ofender, ou fazer se vele o semblante dos que vos amam e dirigem.
Deus é amor, e aqueles que amam santamente ele os abençoa. Um Espírito
Protetor. (Bordéus, 1863.)
11.
Consistirá na maceração do corpo a perfeição moral? Para resolver essa questão,
apoiar-me-ei em princípios elementares e começarei por demonstrar a necessidade
de cuidar-se do corpo que, segundo as alternativas de saúde e de enfermidade,
influi de maneira muito importante sobre a alma, que cumpre se considere cativa
da carne. Para que essa prisioneira viva, se expanda e chegue mesmo a conceber
as ilusões da liberdade, tem o corpo de estar são, disposto, forte. Façamos uma
comparação: Eis se acham ambos em perfeito estado; que devem fazer para manter
o equilíbrio entre as suas aptidões e as suas necessidades tão diferentes?
Inevitável parece a luta entre os dois e difícil achar-se o segredo de como
chegarem a equilíbrio. (1)
(1) O
último período desse parágrafo - "inevitável parece a luta entre os dois e
difícil achar-se o segredo de como chegarem a equilíbrio" não aparece nas
novas edições francesas desde a 3ª, mas se acha na 1ª edição e, por isso, a
repomos no texto, corrigindo um evidente erro de impressão. - A Editora.
Dois
sistemas se defrontam: o dos ascetas, que tem por base o aniquilamento do
corpo, e o dos materialistas, que se baseia no rebaixamento da alma. Duas
violências quase tão insensatas uma quanto a outra. Ao lado desses dois grandes
partidos, formiga a numerosa tribo dos indiferentes que, sem convicção e sem
paixão, são mornos no amar e econômicos no gozar. Onde, então, a sabedoria?
Onde, então, a ciência de viver? Em parte alguma; e o grande problema ficaria
sem solução, se o Espiritismo não viesse em auxílio dos pesquisadores,
demonstrando-lhes as relações que existem entre o corpo e a alma e dizendo-lhes
que, por se acharem em dependência mútua, importa cuidar de ambos. Amai, pois,
a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela.
Desatender as necessidades que a própria Natureza indica, é desatender a lei de
Deus. Não castigueis o corpo pelas faltas que o vosso livre-arbítrio o induziu
a cometer e pelas quais é ele tão responsável quanto o cavalo mal dirigido,
pelos acidentes que causa. Sereis, porventura, mais perfeitos se, martirizando
o corpo, não vos tornardes menos egoístas, nem menos orgulhosos e mais
caritativos para com o vosso próximo? Não, a perfeição não está nisso: está
toda nas reformas por que fizerdes passar o vosso Espírito. Dobrai-o,
submetei-o, humilhai-o, mortificai-o: esse o meio de o tornardes dócil à
vontade de Deus e o único de alcançardes a perfeição. Jorge, Espírito
Protetor. (Paris, 1863.).
B -
Questões para estudo e diálogo virtual:
1 - Qual
deve ser o nosso comportamento numa reunião em nome de Jesus?
2 - Podemos
viver no mundo sem pertencer a ele, isto é, sem nos deixar envolver pelos
vícios e tentações mundanos?
3 - É válido
ao homem maltratar o próprio corpo para buscar a purificação de sua alma?
4 - Como
devemos cuidar do corpo e do espírito, para estabelecer o equilíbrio entre
ambos?
5 - Extraia
do texto acima a frase ou parágrafo que mais gostou e justifique.
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