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EESE – Cap. XXIV – Itens 8 a 10
Tema: Não vades ter com os gentios
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A - Texto de Apoio:
Não vades
ter com os gentios
8. Jesus enviou seus doze apóstolos, depois de lhes haver
dado as instruções seguintes: Não procureis os gentios e não entreis nas
cidades dos samaritanos. - Ide, antes, em busca das ovelhas perdidas da casa de
Israel; - e, nos lugares onde fordes, pregai, dizendo que o reino dos céus está
próximo. (S. MATEUS, cap. X, vv. 5 a 7.)
9. Em muitas circunstâncias, prova Jesus que suas vistas não se
circunscrevem ao povo judeu, mas que abrangem a Humanidade toda. Se, portanto,
diz a seus apóstolos que não vão ter com os pagãos, não é que desdenhe da
conversão deles, o que nada teria de caridoso; é que os judeus, que já acreditavam
no Deus uno e esperavam o Messias, estavam preparados, pela lei de Moisés e
pelos profetas, a lhes acolherem a palavra. Com os pagãos, onde até mesmo a
base faltava, estava tudo por fazer e os apóstolos não se achavam ainda
bastante esclarecidos para tão pesada tarefa. Foi por isso que lhes disse:
"Ide em busca das ovelhas transviadas de Israel", isto é, ide semear
em terreno já arroteado. Sabia que a conversão dos gentios se daria a seu
tempo. Mais tarde, com efeito, os apóstolos foram plantar a cruz no centro
mesmo do Paganismo.
10. Essas palavras podem também aplicar-se aos adeptos e aos
disseminados do Espiritismo. Os incrédulos sistemáticos, os zombadores
obstinados, os adversários interessados são para eles o que eram os gentios
para os apóstolos. Que, pois, a exemplo destes, procurem, primeiramente, fazer
prosélitos entre os de boa vontade, entre os que desejam luz, nos quais um
gérmen fecundo se encontra e cujo número é grande, sem perderem tempo com os
que não querem ver, nem ouvir e tanto mais resistem, por orgulho, quanto maior
for a importância que se pareça ligar à sua conversão. Mais vale abrir os olhos
a cem cegos que desejam ver claro, do que a um só que se compraza na treva,
porque, assim procedendo, em maior proporção se aumentará o número dos
sustentadores da causa. Deixar tranquilos os outros não é dar mostra de
indiferença, mas de boa política. Chegar-lhes-á a vez, quando estiverem
dominados pela opinião geral e ouvirem a mesma coisa incessantemente repetida
ao seu derredor. Aí, julgarão que aceitam voluntariamente, por impulso próprio,
a ideia, e não por pressão de outrem. Depois, há ideias que são como as
sementes: não podem germinar fora da estação apropriada, nem em terreno que não
tenha sido de antemão preparado, pelo que melhor é se espere o tempo propício e
se cultivem primeiro as que germinem, para não acontecer que abortem as outras,
em virtude de um cultivo demasiado intenso.
Na época de Jesus e em consequência das ideias acanhadas e
materiais então em curso, tudo se circunscrevia e localizava. A casa de Israel
era um pequeno povo; os gentios eram outros pequenos povos circunvizinhos.
Hoje, as ideias se universalizam e espiritualizam. A luz nova não constitui
privilégio de nenhuma nação; para ela não existem barreiras, tem o seu foco em
toda a parte e todos os homens são irmãos. Mas, também, os gentios já não são
um povo, são apenas uma opinião com que se topa em toda parte e da qual a
verdade triunfa pouco a pouco, como do Paganismo triunfou o Cristianismo. Já
não são combatidos com armas de guerra, mas com a força da ideia
.
B - Questões para estudo e diálogo virtual:
1 - Por que Jesus pede aos seus apóstolos que não procurem os
gentios e não entrem nas cidades dos samaritanos?
2 - Extraia do texto acima a frase ou parágrafo que mais
gostou e justifique.
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