segunda-feira, 6 de abril de 2009

Artigo: Páscoa x Espiritismo

A Páscoa enquanto festa cultural

Primeira Páscoa: Em princípio, e há milhares de anos atrás estas comemorações da Páscoa estavam ligadas à passagem do inverno para a primavera. Os hebreus faziam uma festa muito alegre para homenagear a estação que chegava após o inverno, muito rigoroso naquela região. O verde, então, voltava a brotar, enriquecendo a natureza. Os pássaros cantavam novamente, as crianças corriam pelos campos... A vida ressurgia após o frio intenso. Esta festa era chamada de Páscoa (Pessach) que, no idioma hebraico, significa passagem, libertação.

Segunda Páscoa: Muito mais tarde um acontecimento importante deu novo sentido às comemorações da páscoa. Justamente durante estas festividades, Moisés – profeta que nos trouxe os dez mandamentos da lei de Deus – libertou os hebreus da escravidão egípcia. O sentido de passagem e libertação teve, então, um significado mais profundo para os judeus: era sua libertação da escravatura, era sua passagem para a vida em liberdade.

Jesus e a Última Ceia: Passaram-se muitos séculos, Jesus já estava finalizando sua missão na vida física e as comemorações da páscoa se aproximavam. Naquele tempo era costume fazer-se uma ceia (jantar realizado em hora mais avançada da noite) comemorativa e Jesus também participou dela, em companhia de seus apóstolos, os quais tinham convivido com ele durante a sua vida de maravilhosos exemplos e ensinamentos. Era costume dos judeus comerem, nesta ceia, pão ázimo e ervas amargas. O pão ázimo se parece mais com uma bolacha, porque é feito só com trigo e água, sem fermento, para lembrar a pressa com que os hebreus fugiram do Egito, sem tempo para esperarem a fermentação do pão. As ervas amargas lembram o sofrimento deste povo quando atravessaram o deserto na longa viagem rumo a liberdade. Seguindo a tradição, Jesus repartiu o pão com seus apóstolos e passou a bilha de vinho para que todos dele bebessem. Porém, mais do que isso, Jesus aproveitou a ocasião para oferecer novas lições aos seus discípulos, confirmando a necessidade de se buscar a profundidade dos fatos. Foi então que ele falou, após orar: “Comam, este é o meu corpo. Bebam, este é o meu sangue”. Ao falar isto, Jesus estava fazendo uma comparação. O pão é um alimento conhecido por todos e serve para sustentar o nosso corpo. E Jesus é o pão para o nosso espírito, isto é, seus ensinamentos nos alimentam a alma, o sentimento e o raciocínio, deixando-nos fortes para a vida. O vinho, é o sinal do espírito renovador dos ensinamentos do Mestre, que dessedenta a alma. O pão e o vinho partilhados com o nosso próximo, fertilizam o nosso espírito pela luz que advém desta atitude, que tornada hábito, permite-nos encontrar a paz. Fazendo a oração antes de repartir o pão, Jesus nos ensinou que devemos agradecer a Deus a bênção do alimento todos os dias e não apenas na páscoa. Naquela ceia pascoal, Jesus nos deixou muitos ensinamentos, mas o maior deles estava reservado para depois de seu desencarne.

Jesus - terceira Páscoa: Jesus passou por grandes sofrimentos: prisão, tortura, crucificação e, em nenhum momento, no entanto, deixou de nos amar, como podemos deduzir da lição mais bela que nos deixou. Qual será esta lição? Após sua crucificação e depois de sepultado, Jesus apareceu apenas em espírito, diante de Madalena, dos apóstolos e de outras pessoas, conversando com elas, transmitindo-lhes mais ensinamentos. Este é o significado, podemos dizer, de Jesus ressuscitado, pois mostrou-nos que a morte não existe e que o espírito continua vivo, mesmo depois que o corpo físico morre. O espírito apenas se liberta do corpo que lhe serviu de instrumento para que vivesse na Terra, progredisse e se aperfeiçoasse, passando para a vida espiritual. Jesus foi crucificado e morto, no entanto, permanecia vivo e mostrou isto a todos. Esta foi a mensagem maior, a da vitória do espírito sobre a matéria. Este fato vivido por Jesus deu mais significado à páscoa, já que ela passou a representar a libertação que todo o espírito alcança após a morte do corpo, passando para o mundo espiritual. Esta é a páscoa a ser comemorada.

...continua nos próximos post's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário