domingo, 8 de junho de 2014

(3) Quem tem medo da morte?

GÊNEROS DE MORTES E OBSERVAÇÕES

Não existe o acaso na existência. Deus não é um jogador de dados. Tudo segue as leis divinas visando a evolução. Um das leis é a reencarnação- Tudo assim tem um porquê maior.

Tragédias – Multidões regressam à espiritualidade, em tragédias: Incêndios, acidentes aéreos e automobilísticos, afogamentos, assassinatos, etc. São experiências evolutivas (resgate de dívidas cármicas contraída com o exercício da violência no passado). Os familiares e amigos sofrem. São amparados. Assim, na literatura espírita há inúmeras passagens de desencarnados solicitando paciência, voltem a viver, oração, trabalho em prol do irmão infeliz. Eles sofrem com o nosso desespero. Serenidade sim . Desespero , não!
 
Fuga Comprometedora – Suicídio – Trágica Morte , fuga desastrada, pois não morremos, continuamos com os mesmo problemas, criamos outros, lesionamos o corpo perispiritual, impressões do desencarne. Geram sofrimento (Severo aprendizado). Oremos por eles.

Morte de Crianças – Tranquilo para o espírito o retorno, tem um motivo maior, mas gera grande comoção, revolta. Em favor do desencarnante... prece, equilíbrio, confiança em Deus. Ver passagem no sobre desencarne do filho de Amaro, no livro “Entre a terra e o céu” – André Luiz. E quantas crianças que parecem especiais, são adoráveis, inteligentes, amorosas, são o motivo existencial e depois desencarnam... desespero, lassidão, depois ... vazio existencial... depois um despertar para a religiosidade.

Aborto – O espírito retornará para o plano espiritual. Se for um aborto natural (sem maiores problemas – experiência). Se for um aborto criminoso – O espírito sofrerá o trauma , e de acordo com o seu estágio, poderá gerar rancores. E para a mãe e responsáveis poderá gerar problemas espirituais e físicos. Mas, o amor cobre a multidão de pecados.

Solução Infeliz – Eutanásia: Morte feliz ou infeliz ? Polêmico! Sim! Para a doutrina: Compete a Deus promover nosso retorno à espiritualidade. Quem garante que a pessoa está condenada. Para o espírito: Interrupção de processo depurativo e dificuldades no retorno ao Plano espiritual. Ver – “Obreiros da Vida eterna” – André Luiz/Chico Xavier.

Jogo Perigoso – Cuidado com a roleta existencial – Viver de forma irresponsável. Nem tudo é Fatalidade. Muita coisa é irresponsabilidade. Tudo é experiência, mas não sejamos suicidadas inconscientes.

Chegou a hora? - Questão 853 e 853-A * - Poucos cumprem o tempo que lhes foi concedido. Destruímos o corpo de fora para dentro: Álcool, Fumo, tóxico, excessos alimentares, ausência de exercícios físicos, cuidados de higiene, falta de repouso. De dentro para fora: Pensamentos negativos, idéias infelizes, sentimentos desequilibrados: ciúmes, inveja, rancor, ódio, pessimismo, etc. Geram doenças mil. Cuidado, hoje temos um carro para longa viagem, amanhã poderei ter um calhambeque.

Velho trauma – Medos!!! Medo de ser enterrados vivos. De estar em estado letárgico (Morte aparente). Será que tem haver com experiências do passado? Um palestrante disse ter pavor de baratas, ficou sabendo que se referia a uma experiência do passado.

Cremação – Se eu for cremado, e tiver vivo ainda, o que acontecerá? Morrerei? Achará que está num inferno? Se o espírito estiver ligado ainda ao corpo, sofrerá impressões se for muito ligado à matéria. Emmanuel , em “o Consolador” – psicografia de Chico Xavier – pondera: exercer piedade com os cadáveres, segurando por mais horas o ato de destruição das vísceras materiais. Chico , 1971, transmitiu nova informação de esperar pelo menos setenta e duas horas(depende do desencarne). Em São Paulo, o prazo máximo legal é de 24 horas, mas depende da família. O mais importante: viva equilibradamente e libertarás sem traumas.

Transplantes – Sentirás dores? Repercussões no períspirito? Quem doa seus olhos não sofrerá problemas de visão na espiritualidade? Depende da morte! O sentimento da pessoa! E a nossa generosidade tem méritos!

Curiosa Obsessão – Atraímos desencarnados , com a nossa mágoa, com o nosso psiquismo (Fixação mental). Sentimos as suas impressões. Curiosa obsessão ( passe, água fluida, estudos, assistência espiritual, etc.)

Doentes terminais –Informa-lo, explicar a situação. Tudo isto não o ajudaria. O mais viável é trata-lo com carinho e caridade. Se assim , desejar conversar sobre a nova situação, o depois, que aproveitemos para passar amizade, confiança, conhecimentos, etc.

Passaporte – Boas Obras. O que levamos deste mundo ? (LE) – Q. 150-B .

Retorno da Vida Corporal - Questão (LE) – 961 / 305 / 306 / 318 .

Velórios / Enterro – L.e. – nº 323 / 327 * Colocações do livro – Conduta Espírita – “Perante a Desencarnação” – páginas – 125, 126, 127, – Pontos Abordados: Resignação, simplicidade, respeito, silêncio, saudade, oração, etc.

Oração – Evangelho Sdo. O Espiritismo – Prece : Por alguém que acaba de morrer – Comentário sobre a importância da Prece (Alívio, lenitivo, amparo).

Caso do livro “Contos e Apólogos” - Retorno Feliz a Verdadeira Pátria, a espiritual – Viver como se hoje fosse o último dia, aproveitar o tempo para aprendizado, auxílio, reforma íntima.

Frases para Reflexão
“Aprende a bem viver e bem saberás morrer.”
“Quando nasceste todos sorriam, só tu choravas. Vive de tal forma que, quando morreres todos chorem, só tu sorrias! ”








Nenhum comentário:

Postar um comentário