Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
Introdução
O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita é uma proposta de estudo com metodologia e dinâmica adequadas para facilitar o conhecimento do ensino que os Espíritos trouxeram para a Humanidade e que o codificador, Allan Kardec, nomeou Espiritismo.
As atividades programadas oferecem o conteúdo espírita com leveza, incentivam a participação e valorizam a manifestação dos frequentadores, que buscam ampliar seus conhecimentos, e que são, naturalmente, convidados a dar sua contribuição para o enriquecimento da aprendizagem, apoiada nas experiências de vida que cada um compartilha com os demais espontaneamente.
A ciência que estuda o origem, destino, bem como as relações dos Espíritos com os encarnados, e a filosofia, com suas consequências morais apoiadas no Evangelho de Jesus, podem ser apreendidas em reuniões agradáveis, dinâmicas e participativas, favorecendo o clima fraterno que leva à reflexão sobre a importância da melhoria interior, do aperfeiçoamento das relações, da busca do bem e do amor que se traduz na caridade de todos os instantes.
Isso é um pouco do que é o ESDE. Veja mais neste site. Envolva-se, pois o ESDE só tem sentido com a sua participação.
Conceito
Considerando-se que as palestras são reuniões públicas e as atividades mediúnicas são reuniões privativas, o ESDE pode ser considerado uma reunião semi-privada, pois não possibilita a participação descompromissada das primeiras, nem conta com o rigor das segundas. O ESDE pressupõe a formação de turmas para a realização de estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada nos livros espíritas, especialmente os de Allan Kardec.
Objetivo
O ESDE, em sua metodologia, transcende o simples estudo intelectual dos temas propostos pelo Espiritismo. Propõe o envolvimento dos monitores com seus colegas de estudo em interação e intercambio de conhecimentos e experiências de forma que, uma pessoa, em certos momentos das atividades, ao entrar na sala, não saberá identificar quem é o responsável pelo processo de ensino-aprendizagem, tal como referencia Irmão Jacob no livro Voltei ao falar dos grupos de estudo que visitou na colônia onde estava abrigado. O ESDE, portanto, tem por objetivo proporcionar o entendimento de que o conhecimento intelectual precisa, pela conscientização do estudante, ser aplicado nas atividades do dia-a-dia, proporcionando a melhoria das relações, pelo compromisso pessoal de aperfeiçoamento interior.
Importância
A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme registra o Projeto 1868, inserido em Obras Póstumas:
“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios [...] Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências”.
Alguns pensamentos, coletados de diversos autores, podem auxiliar na constatação da importância do estudo:
“Conhecimento… É fruto de longa paciência, de ardorosa boa vontade e de profunda meditação.” (DEJEAN, Georges. A Nova Luz).
“O conhecimento espírita é orientação para a vida essencial e profunda do ser. Claro que a evolução é lei para todas as criaturas, mas o Espiritismo intervém no plano da consciência, ditando normas de comportamento suscetíveis de traçar caminhos retos à ascensão da alma, sem necessidade de aventuras nos labirintos da ilusão que correspondem a curvas aflitivas de sofrimento.” (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz)
“O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo.” (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz)
“Ao Espírito cumpre progredir em ciência e em moral.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 192)
Nas questões 780 e 780.a de O Livro dos Espíritos, os autores informam que o progresso moral decorre do progresso intelectual, pois faz “compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos”.
Consequências
Tendo por objetivo o estudo da Doutrina Espírita, o ESDE traz consequências bastante amplas e que alcançam diversas dimensões, entre elas:
1) para o participante:
a) facilita a conscientização quanto à importância e necessidade da reforma íntima;
b) desenvolve a fé raciocinada;
c) proporciona segurança, serenidade, equilíbrio e autoridade moral;
2) para a casa espírita:
a) oferece oportunidade para o cumprimento do seu papel de acolher, consolar e esclarecer;
b) forma trabalhadores conscientes:
c) proporciona qualidade às atividades desenvolvidas por seus colaboradores;
3) para o movimento espírita:
a) garante a unidade de princípios doutrinários espíritas;
b) proporciona propagação da Doutrina Espírita nas bases em que foi codificada.
Princípios Metodológicos
1. O [...] “estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita [...], só pode ser feita com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado.” KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.
2. “O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá [...]. Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias.” KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.
Conteúdo Programático
Programa Fundamental – Tomo I
Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo
Módulo II: A codificação espírita
Módulo III: Deus
Módulo IV: Existência e sobrevivência do Espírito
Módulo V: Comunicabilidade dos Espíritos
Módulo VI: Reencarnação
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados
Módulo VIII: Lei divina ou natural
Módulo IX: A lei de adoração.
São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: introdução, primeira, segunda e terceira partes.
Programa Fundamental – Tomo II
Módulo X: Lei de liberdade
Módulo XI: Lei de progresso
Módulo XII: Lei de sociedade e Lei do trabalho
Módulo XIII: Lei de destruição e Lei de conservação
Módulo XIV: Lei de igualdade
Módulo XV: Lei de reprodução
Módulo XVI: Lei de justiça, amor e caridade
Módulo XVII: A Perfeição Moral
Módulo XVIII: Esperanças e Consolações
São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: terceira e quarta partes.
Programa Complementar – Tomo Único
Módulo I: Vida no mundo espiritual
Módulo II: Fluidos e perispírito
Módulo III: O fenômeno de intercomunicação mediúnica
Módulo IV: Dos médiuns
Módulo V: Da prática mediúnica
Módulo VI: Obsessão e desobsessão
Módulo VII: Fenômenos de emancipação da alma
Módulo VIII: A evolução do pensamento religioso
Módulo IX: Movimento Espírita e Unificação
São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: segunda parte.
(fonte: http://www.febnet.org.br/blog/topico/geral/estudos/esde/)
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