segunda-feira, 9 de junho de 2014

O que é…

 

ESDEFIGFEBESDE :

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Introdução

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita é uma proposta de estudo com metodologia e dinâmica adequadas para facilitar o conhecimento do ensino que os Espíritos trouxeram para a Humanidade e que o codificador, Allan Kardec, nomeou Espiritismo.

As atividades programadas oferecem o conteúdo espírita com leveza, incentivam a participação e valorizam a manifestação dos frequentadores, que buscam ampliar seus conhecimentos, e que são, naturalmente, convidados a dar sua contribuição para o enriquecimento da aprendizagem, apoiada nas experiências de vida que cada um compartilha com os demais espontaneamente.

A ciência que estuda o origem, destino, bem como as relações dos Espíritos com os encarnados, e a filosofia, com suas consequências morais apoiadas no Evangelho de Jesus, podem ser apreendidas em reuniões agradáveis, dinâmicas e participativas, favorecendo o clima fraterno que leva à reflexão sobre a importância da melhoria interior, do aperfeiçoamento das relações, da busca do bem e do amor que se traduz na caridade de todos os instantes.

Isso é um pouco do que é o ESDE. Veja mais neste site. Envolva-se, pois o ESDE só tem sentido com a sua participação.

Conceito

Considerando-se que as palestras são reuniões públicas e as atividades mediúnicas são reuniões privativas, o ESDE pode ser considerado uma reunião semi-privada, pois não possibilita a participação descompromissada das primeiras, nem conta com o rigor das segundas. O ESDE pressupõe a formação de turmas para a realização de estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada nos livros espíritas, especialmente os de Allan Kardec.

 

Objetivo

O ESDE, em sua metodologia, transcende o simples estudo intelectual dos temas propostos pelo Espiritismo. Propõe o envolvimento dos monitores com seus colegas de estudo em interação e intercambio de conhecimentos e experiências de forma que, uma pessoa, em certos momentos das atividades, ao entrar na sala, não saberá identificar quem é o responsável pelo processo de ensino-aprendizagem, tal como referencia Irmão Jacob no livro Voltei ao falar dos grupos de estudo que visitou na colônia onde estava abrigado. O ESDE, portanto, tem por objetivo proporcionar o entendimento de que o conhecimento intelectual precisa, pela conscientização do estudante, ser aplicado nas atividades do dia-a-dia, proporcionando a melhoria das relações, pelo compromisso pessoal de aperfeiçoamento interior.

 

Importância

A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme registra o Projeto 1868, inserido em Obras Póstumas:

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios [...] Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências”.

Alguns pensamentos, coletados de diversos autores, podem auxiliar na constatação da importância do estudo:

“Conhecimento… É fruto de longa paciência, de ardorosa boa vontade e de profunda meditação.” (DEJEAN, Georges. A Nova Luz).

“O conhecimento espírita é orientação para a vida essencial e profunda do ser. Claro que a evolução é lei para todas as criaturas, mas o Espiritismo intervém no plano da consciência, ditando normas de comportamento suscetíveis de traçar caminhos retos à ascensão da alma, sem necessidade de aventuras nos labirintos da ilusão que correspondem a curvas aflitivas de sofrimento.” (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz)

“O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo.” (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz)

“Ao Espírito cumpre progredir em ciência e em moral.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 192)

Nas questões 780 e 780.a de O Livro dos Espíritos, os autores informam que o progresso moral decorre do progresso intelectual, pois faz “compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos”.

 

Consequências

Tendo por objetivo o estudo da Doutrina Espírita, o ESDE traz consequências bastante amplas e que alcançam diversas dimensões, entre elas:

1) para o participante:

a) facilita a conscientização quanto à importância e necessidade da reforma íntima;

b) desenvolve a fé raciocinada;

c) proporciona segurança, serenidade, equilíbrio e autoridade moral;

2) para a casa espírita:

a) oferece oportunidade para o cumprimento do seu papel de acolher, consolar e esclarecer;

b) forma trabalhadores conscientes:

c) proporciona qualidade às atividades desenvolvidas por seus colaboradores;

3) para o movimento espírita:

a) garante a unidade de princípios doutrinários espíritas;

b) proporciona propagação da Doutrina Espírita nas bases em que foi codificada.

Princípios Metodológicos

1. O [...] “estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita [...], só pode ser feita com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado.” KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.

2. “O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá [...]. Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias.” KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.

Conteúdo Programático

Programa Fundamental – Tomo I

Módulo I:     Introdução ao estudo do Espiritismo
Módulo II:    A codificação espírita
Módulo III:   Deus
Módulo IV:   Existência e sobrevivência do Espírito
Módulo V:    Comunicabilidade dos Espíritos
Módulo VI:   Reencarnação
Módulo VII:  Pluralidade dos mundos habitados
Módulo VIII: Lei divina ou natural
Módulo IX:   A lei de adoração.

São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: introdução, primeira, segunda e terceira partes.

Programa Fundamental – Tomo II

Módulo X:      Lei de liberdade
Módulo XI:     Lei de progresso
Módulo XII:    Lei de sociedade e Lei do trabalho
Módulo XIII:   Lei de destruição e Lei de conservação
Módulo XIV:   Lei de igualdade
Módulo XV:    Lei de reprodução
Módulo XVI:   Lei de justiça, amor e caridade
Módulo XVII:  A Perfeição Moral
Módulo XVIII: Esperanças e Consolações

São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: terceira e quarta partes.

Programa Complementar – Tomo Único

Módulo I:    Vida no mundo espiritual
Módulo II:   Fluidos e perispírito
Módulo III:  O fenômeno de intercomunicação mediúnica
Módulo IV:   Dos médiuns
Módulo V:    Da prática mediúnica
Módulo VI:   Obsessão e desobsessão
Módulo VII:  Fenômenos de emancipação da alma
Módulo VIII: A evolução do pensamento religioso
Módulo IX:   Movimento Espírita e Unificação

São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: segunda parte.

(fonte: http://www.febnet.org.br/blog/topico/geral/estudos/esde/)

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