terça-feira, 14 de julho de 2015

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB–1970 - A002 – Exórdio - 2ª parte–CONCLUSÃO

Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco

A002 – Exórdio - 2ª parte

CONCLUSÃO

QUESTÕES PARA ESTUDO

01 – Qual foi o objetivo com que o autor escreveu este livro? Em que período e lugar ocorreram os fatos narrados e qual a forma como trabalhou, até a conclusão da obra?

Os fatos narrados neste livro acontecerem em Salvador, Bahia, entre os anos de 1937 e 1938, período em que o autor desencarnado, Manoel Philomeno, ainda era reencarnado. Integrava naquela época um grupo mediúnico que se dedicava, sob a coordenação de José Petitinga, aos trabalhos de desobsessão, que, conforme o autor relata, se prolongavam para os momentos de desprendimento parcial pelo sono físico! Ou seja, os trabalhadores continuavam suas tarefas na espiritualidade, a partir do adormecimento do corpo. E Manoel Philomeno relata uma curiosidade: inicialmente, grande parte das recordações destes momentos se conservava quando o corpo acordava!

O objetivo principal da obra é estudar a obsessão e as relações dolorosas entre mundo espiritual e material. Embora afirme que aprofunda pouco a problemática, oferece uma nova perspectiva dessa.

02 - “Diversos companheiros encarnados e nós participávamos (...) das atividades da desobsessão e das incursões no Mundo Espiritual sob o comando de Abnegados Mentores que nos sustentavam e conduziam (...)” De que maneira os trabalhadores encarnados poderiam trabalhar nestas incursões no Mundo Espiritual? E por que conservavam as lembranças de certos acontecimentos e de outros não?

O tratamento de desobsessão se prolongava no Mundo Espiritual através do período de adormecimento físico: o corpo dormia e o espírito se desprendia, podendo continuar suas atividades! O grupo então se reunia no espaço trabalhar na desobsessão. Manoel Philomeno relata, particularmente, que era fácil seu desprendimento; e quando retornava, era também fácil recordar os momentos na vida espiritual!

Porém, com a evolução do tratamento, a Espiritualidade julgou apropriado reduzir estas recordações para preservar o equilíbrio do grupo de trabalho e dos integrantes. De fato, no Livro dos Espíritos, os benfeitores afirmam que podem intervir nesta capacidade de retenção de memórias com fins a beneficiar o encarnado.

03 – Quem foi o abnegado José Petitinga?

José Petitinga foi o fundador da União Espírita Baiana, em Salvador, no ano de 1915, mais tarde transformada em Federação Espírita Baiana. Apesar de pouca instrução escolar, foi autodidata, tornando-se jornalista e poeta. Era conhecido por ser ardoroso defensor da causa espírita, e grande trabalhador. Foi através de sua atuação que atraiu a atenção de outro futuro grande espírita Manoel Philomeno, o qual lhe sucedeu na presidência da União Espírita Baiana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário