terça-feira, 14 de julho de 2015

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB –1970 - A003 – Prolegômenos - 1ª parte - CONCLUSÃO

Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco

A003 – Prolegômenos - 1ª parte

Prolegômenos

CONCLUSÃO

QUESTÕES PARA ESTUDO

1 – Os fenômenos “psi”, estudados pelas ciências psíquicas, ligam-se a recursos plásticos da mente; para a doutrina espírita, do espírito, e podem ser chamados fenômenos anímicos. Quais são estes recursos citados pelo autor? E que experiências os podem comprovar?

Os fenômenos "psi" são aqueles que a doutrina classifica como fenômenos anímicos. Estes são fenômenos cuja causa está nas propriedades do espírito, tais como sua capacidade de se projetar para fora do corpo físico, entrar em contato com o mundo espiritual, etc. São catalogados como fenômenos "psi", dentre outros, a telepatia, clarividência, presciência, assim como as magnetizações, os estados sonambúlicos, os transes; todos eles exaustivamente pesquisados e descritos por diversos autores internacionais.

2 – Todavia, conforme Manoel Philomeno afirma, apenas a hipótese dos fenômenos psi não é suficiente para explicar toda a variedade de manifestações conhecidas. Que manifestações são essas e a que evidências nos levam para podermos descartar os fenômenos psi?

A Ciência oficial, embora timidamente, reconheça a existência de fenômenos "psi", ainda assim, esbarra em muitos obstáculos para elucidá-los e explicar o mecanismo. A raiz de tais obstáculos intransponíveis está em não reconhecer a existência e a influência de inteligências externas à do paranormal, ou seja, o que o Espiritismo denomina Espíritos; que são os homens desencarnados, possuidores de inteligência e emoções independentes. Há em toda a fenomenologia "psi" situações em que fica patenteada a intervenção de uma inteligência externa, como nos casos de manifestações físicas, ou nas de sonambulismo, clarividência, etc., e, ainda mais profundamente, nas de psicografia, psicofonia, entre outras; porém, devido à postura negativista, estes fenômenos estacionam na obscuridade acadêmica, e, de fato, permaneceriam se não houvesse o Espiritismo para elucidá-los.

3 – Estudiosos afirmam que dentre as causas que conduzem às doenças psiquiátricas estão a tensão da sociedade moderna, a hereditariedade, infecções e traumatismos. Todavia, há outras causas ignoradas pela Ciência atual. Que causas são estas? E por que somente o Espiritismo as pode explicar?

A causa ignorada e que acompanha quase a totalidade das doenças psiquiátricas é o componente espiritual, mais especificamente, a relação doentia entre o mundo material e o espiritual, estudada no Espiritismo no capítulo especial das Obsessões. Em razão de até agora somente o Espiritismo reconhecer a influência do mundo espiritual sobre o nosso mundo, e a Ciência oficial, infelizmente, adotar o paradigma materialista e negativista de toda ideia extra material, com efeito, somente no Espiritismo está a chave para explicar uma multidão de fenômenos, desde aqueles chamados "psi" como boa parte das raízes que levam às doenças psiquiátricas.

Cordialmente,

Sala Manoel Philomeno/CVDEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário