sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Qual sua opinião? - Trocando ideia - Desenvolva o tema

Oi, Galera.
A Bia compartilhou a seguinte ideia em um post dela no facebook.
Daí, achamos o assunto e as considerações bem legais pra trazer pra cá e conversarmos sobre ele.
Aguardamos a sua opinião e ideia sobre o assunto
Beijos e Abraços

"E aí, o que queremos com as mentiras?
Encurtar o assunto, evitar a fadiga, distorcer a verdade.. Não sei, fato é que todo mundo mente, mesmo que num grau mínimo.
Pensei nisso durante uns dias e resolvi fazer um teste comigo: "Não vou mentir em nenhum momento nos próximos dias".
Bom. Logo no início da semana, tive um jantar e mandei para a minha amiga o bom e velho "tô chegando". Mas eu ainda estava saindo do trabalho e levei uns 20 minutos para realmente estar no lugar. Menti? Analisei minha performance e julguei que nao. Eu estava quase lá mesmo e, em evento de amigos, 20 minutos não é atraso, é tolerância, né?
Uma hora depois, minha mãe ligou: "Oi, Bia, cadê vc? Custava avisar que ia chegar bem mais tarde?". Minha resposta: "Cheguei agora no jantar, mã. Ia te ligar". A palavra "agora" não era exatamente a melhor, mas não foi lorota de forma alguma. Teste ok, seguimos no game.
No escritorio, percebi que tinha esquecido meu fone de ouvido e eu costumo trabalhar com ele. Meio ruim ficar sem, então: "Alguem tem um fone sobrando? Esqueci o meu na outra bolsa". Eu estava na duvida se era na bolsa mesmo ou no carro, mas arrisquei a primeira opção, a mais provável. Tudo verdade, ainda que incerta.
Aí hoje, recebi uma mensagem: "o almoço tá de pé?". Eu tinha marcado outro almoço. Meu pensamento imediato foi de que, além desse projeto "mentira-zero na vida", eu deveria ter o projeto de usar mais o Google calendar. É maravilhoso, apita mesmo, tipo compromisso do Outlook no celular. Já estou usando. Respondi o whatsapp, falei a verdade e foi tranquilo - afinal, a gente tem que almoçar todo dia mesmo.
Nessa onda de teste, fiquei pensando e conlui que não mentir em 100% do tempo é louvável, admirável e igualmente impraticável por qualquer ser humano adulto. Até a pessoa mais franca do mundo, se for uma pessoa mais ou menos razoável, nao vai falar para a avó que a sopa dela é horrorosa, mesmo que seja realmente péssima.
A gravidade da mentira tem muito mais a ver com o nível de distorção da realidade e com a falta lealdade de quem mente do que com a verdade nua e crua. Mentir é odiável quando trai as expectativas daquele que ouve o metiroso. Acho que tem a ver com falsidade e maldade não necessariamente com a mentira em si. Complexo.
Bom, todo esse texto é apenas para compartilhar ideias mesmo. Ou talvez seja pq estou com insônia e vou tentar dormir agora ou talvez pq eu esteja muito pensativa e indignada por não ter encontrado o fone, que não estava nem na bolsa nem no carro. Mistério, viu."

--
Alguns posts de comentario pelo face dela:
P. - Excelente texto. Muitas vezes não temos noção de quanto usamos deste recurso "mentirinha". Na verdade, acho que fazemos isto pois estamos sempre precisando satisfazer as expectativas de alguém. 
Quem usa muito deste artifício na verdade quer proteger outras pessoas e a si mesmo. É basicamente um comportamento instintivo. 
Só acho que, por usarmos tantas vezes as pequenas "proteções", acabamos por vez ou outra ultrapassar os limites e transformar uma mentirinha em uma mentira maior, que pode ter o resultado oposto ao que queremos e magoar mais ainda as outras pessoas do que se tivéssemos simplesmente dito a verdade. 
Nos cobramos muito mais do que devemos, acho que o correto seria sempre abrir totalmente o jogo, apesar de ser uma utopia por conta da própria natureza humana.
Afinal, qual o problema grave em, por exemplo, de vez em quando esquecer um almoço com um amigo ou um objeto? O amigo pode até ficar bravo, mas vai entender e a falta do objeto é facilmente solucionável.

V. - Kkk verdade 100℅ é até falta de educação! A mentira é classificada como agente do mal, qdo fere, qdo interfere. (...)

R. (...) "a gravidade da mentira tem muito mais a ver com o nível se distorção da realidade e com a falta de lealdade de quem mente"

M. ... tem um filme engraçado sobre esse assunto chamado "a invenção da mentira". Faz a gente pensar que a mentirinha tem uma função social importante hahaha veja lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário