sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A transformação da Terra

A transformação da Terra


O Espiritismo ensina que o processo de transformação da Terra se dará de modo, lento, gradual e sem os grandes cataclismos físico que caracterizaram o processo de sua formação. Essa transformação já se encontra em andamento e resultará num mundo melhor, de regeneração e não mais de expiações e provas. E para que ela se processe de maneira mais rápida é que Deus permite a ocorrência de acontecimentos trágicos que vimos testemunhando, através de guerras, violência, fenômenos naturais diversos e prática de atos atentatórios à moral, que ceifam vidas e trazem sofrimento a tantos.



Allan Kardec tratou desse tema no livro "A Gênese", no capítulo que intitulou "Sinais dos Tempos". Neste capítulo, Kardec faz uma análise do assunto, ressaltando que a mudança por que passa o Planeta não se trata de uma transformação parcial, dessas que de tempos em tempos ocorrem numa determinada região ou com um determinado povo. Agora, nestes tempos, a renovação será geral, a operar-se no sentido de impulsionar o progresso moral de toda a humanidade terrena, encarnada e desencarnada. É a separação dos bodes e das ovelhas, de que nos fala Jesus, no Evangelho.



Explica, ainda, Kardec que " ...uma mudança tão radical como a que se está elaborando não pode realizar-se sem comoções. Há, inevitavelmente, luta de idéias. Desse conflito forçosamente se originarão passageiras perturbações, até que o terreno se ache aplanado e restabelecido o equilíbrio. É, pois, da luta das idéias que surgirão os graves acontecimentos preditos e não de cataclismos ou catástrofes puramente materiais. Os cataclismos gerais foram conseqüência do estado de formação da Terra. Hoje, não são mais as entranhas do planetaque se agitam: são as da Humanidade".



Portanto, o processo de transformação por que passa vai causar alguns transtornos, sofrimentos, necessários à sua consecução e objetivando uma mudança mais rápida. Serve como despertamento para a maioria, ainda presa a valores materiais e impregnada de orgulho e egoísmo. A atual geração desaparecerá gradativamente e uma nova a sucederá. Os espíritos que não estiverem aptos a acompanhar essa evolução não mais reencarnarão aqui. Serão atraídos para mundos cuja sintonia vibratória se identifique com a sua. Cada criança que nascer estará trazendo um espírito melhor, mais adiantado e propenso ao bem, em lugar de um atrasado e inclinado ao mal, que deixará o planeta.



Uma mudança dessa ordem não poderia se operar com crenças e instituições antigas, que serviram à humanidade em outras épocas mas que hoje se mostram impotentes para procederem as transformações em andamento. Era preciso uma mudança mais radical, o que não se pode realizar sem comoções, pois a luta de idéias é inevitável, resultando desse conflito perturbações, até que o equilíbrio seja restabelecido. Como os cataclismos gerais foram necessários para a constituição física do planeta, a mudança que ora se opera também se fará a custa de cataclismos, desta vez de ordem moral.



A Natureza não dá saltos. Como ensinam os Espíritos, na Lei do Progresso, é preciso que o mal se torne superlativo para que a necessidade do bem desperte nos homens e ele triunfe. "O Espiritismo contribui para o progresso erradicando o materialismo, que é a chaga da sociedade. Fará, assim, os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais velada pela dúvida, o homem compreenderá melhor que ele pode assegurar seu futuro pelo presente. Destruindo os preconceitos de seitas, de castas e de cor, ele ensina aos homens a grande solidariedade que deve uni-los como irmãos", concluem os Espíritos.


(Sérgio Rodrigues é membro da Equipe do CVDEE e do Espiritismo.Net, atuando em diversas áreas em ambas equipes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário