domingo, 1 de março de 2009

A Palavra é sua: Trocando ideia 3

Tema para trocarmos ideia: "A Mídia e a Ideia equivocada do Espiritismo"
Continuando a ideia do a palavra é sua, para intercambiarmos conhecimento e entendimento, seguindo a linha do "Projeto Trocando Ideias", da FERGS, só que aqui na net, colocamos nosso terceiro tema para trocarmos ideia, ok?! :)

Fica, então, aqui, o espaço para que a juventude comente o tema. E aguardamos vocês aumentarem essa lista, combinado?!


Vocês podem participar de duas formas:


1) Escrevendo pra nós através do email : blogjovem@cvdee.org.br, que receberemos e publicaremos a participação do seu conhecimento, ideia, artigo, etc sobre o assunto;
ou
2) clicando aí embaixo em comentários, e deixando sua participação.
Beleza?
O tema desta semana será: "A Mídia e a Ideia equivocada do Espiritismo"
Estamos, por aqui, aguardando você!
beijos e abraços

9 comentários:

  1. O Junior, lá de Pernambuco, enviou pra gente o seguinte comentário:
    " A mídia nos influi em grande porcentagem , no qual,
    muitas das vezes ,agimos ou falamos de acordo com o que a massa nos obriga para sermos aceitos na sociedade ou no círculo de amizade em que vivemos. Aí vem nossas provas(...) Cabe a nós vivermos para o bem sem deixar que tais influencias nos manipule para satisfazermos as massas.

    Bjao, juniorPE_"

    Legal né? :) E vc, de que forma vc entende a questão? :)
    bjooo

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  2. Todo adolescente/jovem passa pelo processo de identificação, de construção de sua identidade própria, onde ele vai buscar, consciente ou inconscientemente, novos valores, com os quais possa contrapor (no sentido de fazer uma comparação), com os valores que haviam sido incutidos em sua personalidade até então pela família (principalmente), pela escola e pelo grupamento religioso ao qual pertence.
    Conforme podemos verificar com o estudo de O Livro dos Espíritos, de acordo com suas tendência, adquiridas ao longo das várias reencarnações, e também de acordo com a profundidade com que foram calcadas em sua personalidade os valores mostrados pela família (quanto maiores os exemplos práticos dos valores pregados, mais fundo calam na personalidade), o adolescente/jovem vai realizar uma escolha: continuar na escala de valores já conhecida, ou optar por novos valores, que sejam mais condinzentes com o que lhe passa no íntimo.
    Nesse sentido, a mídia, de uma maneira geral, e a mídia televisiva, mais especificamente, tambem exercem sua influência nesse processo de identificação do adolescente/jovem.

    Daí poderíamos verificar várias coisinhas, entre as várias, optei por deixar três:
    1) educação
    2) desenvolvimento do senso crítico
    3) influência do meio (alguém pode dizer onde está na codificação sobre isso?! :))
    Alguem pode comentar sobre cada um deles? OU acrescentar outros? :)
    beijinhooosss

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  3. Esqueci de mais um, super importante: 4) conhecimento da Doutrina Espírita. Sem ele como é que poderemos dizer se há equivoco ou não, né mesmo?! :)
    Daí fica: como ter conhecimento da DE?! :D
    beijinhos

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  4. Olha que bacana, eu concordo com a Lu sobre a Educação, aliás a grande meta de Pestalozzi era Educar através do amor do educador com o educando, então percebemos o próprio codificador teve estabelecidos suas metas infantis em uma base totalmente saudável o que repercutiu sobre toda sua vida, imaginem vocês se nas escolas ensinassem espiritismo, e quando falo de ensinar-lo e pautar seus principais princípios como:1)Deus; 2) Imortalidade da Alma; 3) Comunicabilidade dos espíritos(Mediunidade).
    Assim desenvolver como disse a Lu o senso Crítico, fundamental para o bom senso!
    Influência do meio...Livro dos Espíritos acho que na Segunda parte : “Mundo espiritual ou dos Espíritos”, acho que no capítulo 8, 9 ou 10 , por aí tem algo assim, é o que vem na memória....hihihihi!
    Concordo com o Júnior também, quando diz da Mídia no sentido de orientar as massas, mas como é confortante reconhecer que a moda que se cria é passageira assim não caímos nas belas propostas de “luxo” e “rebeldia” principalmente o jovem, Meu Pai, como gostamos de se rebelar contra o que nos faz bem e nos equilibra, temos uma mania de discordar sobre vários pontos que vezes estão corretos, me explica por que LU?!
    Assim se construirmos o mundo através das escolas de evangelização tornaremos crianças hoje, em homens e mulheres de BEM amanhã, principalmente com a chegado dos “Construtores do Amanhã” como nos diz Bezerra de Menezes na Revista Mensal de Espiritismo “O Reformador”( edição Dez/2008).Atentemos então a regenerar nossos corações com o bom exemplo, desde assistir certos canais e certos programas até uma revistas e certos artigos, não podemos também esquecer da grandiosa mensagem da Codificação como nos disse Lu: “Sem ele como poderemos dizer se há equivoco ou não?”
    Me enrolei mas está ai ....bjsbjs
    Rudá/POA

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  5. Rudá, não entendi sua perguntinha :( tem jeitinho de vc, por favor, esclarecer exatamente o que gostaria de saber? Daí, tem jeito de eu palpitar direito sobre :)
    beeeijosss

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  6. Peguei algumas partes de um artigo(é legal depois ir lá na pagina e ler inteiro) do Sérgio Biagi Gregório no site do Ceismael, que acho legal a gente ler, pra tb verificar essa questão da midia e a ideia equivocada do Espiritismo.


    Senso Crítico é a busca da verdade pelo questionamento do “eu” do “outro” e do “mundo”.


    Espírito crítico é a atitude amadurecida do homem que busca com seriedade a verdade, suprema virtude da mente.

    O espírito crítico pondera razões, confronta motivos, busca o desvelamento da verdade, que tranqüiliza as exigências da razão, dissipa as trevas da ignorância e promove o progresso da mente.

    A tarefa da Filosofia é desenvolver no estudante o senso crítico, que implica a superação das concepções ingênuas e superficiais sobre os homens, a sociedade e a natureza; concepções essas forjadas pela “ideologia” social dominante.

    O resultado desse processo é a ampliação da consciência reflexiva do estudante, voltada para dois setores fundamentais:

    - a consciência de si mesmo: crítica de si próprio enquanto pessoa e de seu papel individual e social (autocrítica).

    - a consciência do mundo: compreensão do mundo natural e social e de suas possibilidades de mudança .


    SENSO CRÍTICO NA ÓTICA ESPÍRITA


    Podemos vê-lo, dentro da ótica espírita, sob três aspectos:

    1º) vias de inspeção: as informações nos chegam através das percepções sensoriais e das extra-sensoriais. Passam, primeiramente, pelo corpo físico; depois, pelo corpo perispiritual, e, por último, chegam ao Espírito propriamente dito. O senso crítico está localizado no Espírito, que faz a seleção de tudo o que lhe chega, enviando de volta, como crítica conceituada.

    2º) herança e automatismo: o princípio inteligente estagiando no reino mineral adquiriu a atração; no reino vegetal, a sensação; no reino animal o instinto; no reino hominal, o livre-arbítrio, o pensamento contínuo e a razão. Hoje, somos o resultado de toda essa herança cultural.

    3º) a evolução é do Espírito: a lei do progresso exige que o princípio inteligente vá-se despojando dos liames da matéria. Para que tenhamos um olhar crítico, devemos libertar-nos da obscuridade da matéria, consubstanciada no egoísmo, no orgulho e no interesse próprio.

    O Espiritismo auxilia-nos a pensar criticamente, porque enfoca o ser no seu sentido global, ou seja, relaciona-o às existências anteriores.


    SENSO CRÍTICO E ESPIRITISMO

    Senso crítico - é a busca da verdade pelo questionamento do “eu”, do “outro” e do “mundo”. Tenciona-se, com isso, superar as concepções ingênuas formadas pela “ideologia” dominante.

    O espírito crítico distingue-se do espírito de crítica. No primeiro, procura-se a verdade de forma amadurecida, ou seja, estimula-se o progresso mental, pela ponderação de razões e discussão de motivos. No segundo, desenvolve-se o espírito de contradição, não no sentido positivo, mas no sentido de que, uma vez estabelecida a inquietação pessoal, passa-se à inquietação de muitos. Há que se evitar a crítica contumaz e leviana.

    O pensador crítico afasta-se das limitações particulares e impulsiona o seu pensamento para as generalizações da existência. Não perde tempo com questiúnculas, tratando, exclusivamente, dos aspectos relevantes da evolução do ser. Direciona seu entendimento não somente para o futuro obscuro, tentando captar o seu devir, como também para o passado, buscando suas origens. Neste vai-e-vem não esquece o presente, vivendo-o intensamente, com todas as forças de sua alma.

    O senso crítico, segundo o espiritismo, é realizado pelo Espírito. Como se explica? Há percepção sensorial e percepção extra-sensorial. Nossa mente capta as sensações e transmite-as ao perispírito. Este, por sua vez, envia-as ao Espírito, que faz a crítica e retorna-as, em seguida, como crítica conceituada. A essência espiritual é a herança de todas as encarnações e, de acordo com nossas vivências anteriores, podemos ser mais ou menos ricos de inteligência e de moral.

    O princípio inteligente, na sua escalada evolutiva, adquiriu a atração no reino mineral; a sensação, no reino vegetal; o instinto, no reino animal; o pensamento contínuo, a razão e o livre-arbítrio, no reino hominal. Disso resulta os automatismos de nossa existência, em que a linguagem, o tato e a locomoção são os aspectos positivos, e os vícios e defeitos, os negativos. Na presente encarnação, temos de nos esforçar para estimular os atos bons, reprimindo, em contrapartida, os maus.

    A evolução é do Espírito. Para que possamos melhorar o nosso "olhar crítico", temos de nos despojar dos automatismos negativos. Essa atitude, tornando-se constante, libera a nossa mente para a compreensão das essências mais puras do nosso ser.
    autor: Sérgio Biagi Gregório
    http://www.ceismael.com.br/filosofia/filosofia034.htm
    ---
    beijinhos

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  7. Daí entra a outra questão, pra gente desenvolver o senso crítico a gente tem que conhecer o que é Doutrina Espírita. E para conhecer tem que ler e , mais do que ler, tem que estudar as obras da codificação, que são a base, a estrutura de tudo que venha a surgir em consequência dela mesma, inclusive obras subsidiárias ditadas por Espíritos.

    Até para saber se são obras legais, tem que conhecer a base e daí lembrei do lance do se liga: comece pelo começo, ou seja, leia e principalmente estude as cinco obras da codificação: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e O Inferno e A Gênese.

    Sem conhecer essas obras vamos nos deixar levar pelo o que os outros dizem que é ou deixa de ser o Espiritismo. Ou mesmo não ter base para averiguar, raciocinar, discernir aquilo que a midia(de uma forma geral apresenta.
    E, até mesmo pela internet, só se tem como reconhecer o que é o Espiritismo quando se tem o conhecimento e quando se utiliza o raciocínio e o senso crítico.

    beijoosss

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  8. A questão eh porque somos tão relutentes com os conselhos que nos dão? por que temos a dificuldade de perceber que nossos pais muitas vezes estão certos? isto eu percebo que tem conexão com o senso crítico!E aí?bjss
    (sei q o assunto não eh esse, me perdoem..mas vou em explicar mais tarde)

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  9. Rudá, entendo da seguinte forma: Somos espíritos e em assim o sendo, não perdemos nossas aquisições do passado, ou seja, nossa bagagem moral e intelectual está conosco. Em um primeiro momento, adormecida pelo processo de adaptação ao mundo material e somente tomamos posse dela quando chegamos à fase adulta, que é inaugurada pela adolescência/juventude.

    Que é o que motiva a mudança que se opera no caráter do indivíduo em certa idade, especialmente ao sair da adolescência? É o Espírito que se modifica?
    “É que o Espírito retoma a natureza que lhe é própria e se mostra qual era.”
    (O L. E., item 385)

    Quando estamos nela, inicia-se nossas responsabilidades mais firmes ou mais veementes, mas ao mesmo tempo a juventude tem com ela vontade de auto-realização e o ideal de mudar o mundo; a euforia/energia física, a vontade de progredir, de fazer, de realizar, de ser presente no mundo, de fazer diferença, de ser indivíduo. Entrando, então, na vida material efetivamente, interagindo com a história, e têm como um dos fatores também colocados a eles a de auxiliar o mundo a caminhar para a frente, a de rever fatos, situações, vivências.

    E chegamos ao mundo já com aprendizados novos, pois, entre uma existência e outra, o Espírito também aprende, toma novas resoluções, ouve conselhos e instruções de espíritos mais experientes e evoluidos, etc e tal.

    Os mais velhos, muitas vezes se acomodaram, embora muitos já detenham sabedoria e experiência nesse mundo aqui, viveram, sofreram, foram felizes e formaram suas bagagens de conhecimento intelectual, vivencia material e evoluçao(ou nao) moral, tiveram fracassos, foram vitoriosos.

    E todos, jovens e adultos, somos rebeldes ainda, porque somos imperfeitos.

    E nesse constraste há (ou forma-se) essa dicotomia entre aquilo que o jovem percebe do mundo e aquilo que os mais velhos já adquiriram de experiencia dele. E são esses "conflitos" ou "embates" que auxiliam ao mundo(incluindo nele os individuos) a caminhar e evoluir, ver angulos novos, perceber que alguns angulos antigos são mais eficazes que os novos, abrir campo para novas leituras e realizações, etc e tal.

    E tudo isso pode ser vivenciado como crescimento, onde as formas de ver, embora aparentemente diferentes, se dão pacificamente, com respeito, com diágolo. Ou ser vivenciado como grandes conflitos.

    E aí entra o lance do autoconhecimento, o lance do senso crítico, o lance do saber ouvir e saber falar... Porque quando a gente para para ouvir, em vez de sair já respondendo por impulso e pelo que 'a gente acha', 'a gente pensa', 'a gente entende', a gente consegue parar para observar de verdade o que o outro está dizendo e de que forma podemos tirar um aprendizado legal sobre aquilo.

    E lembrando sempre que pai e mãe sempre quer o melhor pros filhos, eles podem não acertar sempre, mas esperam orientar buscando que os filhos sejam alguém melhor(tanto intelectual e, principalmente, moralmente).

    Num sei se consegui responder ao seu questionamento. Qualquer coisa escreve aí que a gente vai conversando tá legal?! :)

    E o povo pode meter o bedelho e auxiliar a gente aí nessas reflexões, né?! :)

    beeeijossss

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