quarta-feira, 5 de abril de 2017

Atualidade do Espiritismo


Atualidade do Espiritismo

O Espiritismo é uma doutrina livre de preconceitos, rituais, paramentos e de qualquer manifestação dogmática.

Como ciência, filosofia e religião, representa a síntese dos princípios naturais existentes desde todos os tempos, que serão gradativamente assimilados pela inteligência humana e integrarão a crença comum, independentemente de rótulos. Questões importantes como a existência de Deus, a imortalidade da alma, a mediunidade, a lei de causa e efeito e a reencarnação apresentam conteúdos indispensáveis ao entendimento do homem sobre a sua origem, o seu papel no mundo e o seu destino futuro após a morte do corpo físico.

A principal mensagem do Espiritismo é a de que a morte não existe. Continuamos vivos após essa vida! E o que encontraremos do outro lado, no Mundo Espiritual, será o resultado do que fizermos ou deixarmos de fazer na atual encarnação. Isso implica numa mudança de filosofia de existência em que o princípio da imortalidade associado à responsabilidade individual passa a fazer parte do cotidiano das pessoas. Esse conhecimento deve ser expandido e alcançar o maior público possível, tendo em vista os benefícios proporcionados à saúde integral de todos que dele usufruírem. Gradativamente, as virtudes irão sobrepujar os vícios. O egoísmo cederá lugar à caridade; o orgulho à humildade; o apego à renúncia; o ódio ao amor; a guerra à paz; o mal ao bem. Seremos, assim, senão integralmente bons, ao menos disciplinados, no constante esforço de conquistar atitudes renovadas para a construção de um mundo melhor.

Esses são momentos importantíssimos na divulgação do bem para a instalação do Mundo de Regeneração na Terra. Essa nova morada se inicia com a renovação de nós mesmos, quando o Reino de Deus é instaurado na intimidade de cada um. O Espiritismo, assim como todas as demais religiões, filosofias, ciências e iniciativas de conteúdo elevado, – que transcendem a materialidade objetiva do plano físico, projetam a sustentabilidade das ações humanas em consonância com o respeito à Natureza e suas manifestações divinas, buscam o equilíbrio nas relações sociais e em todas as suas decorrências – são alavancas que impulsionam o progresso da humanidade e merecem nosso respeito, incentivo e engajamento.

Geraldo Campetti Sobrinho é vice-presidente da Federação Espírita Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário