segunda-feira, 9 de março de 2009

Artigo: Respeito: fator primordial da Educação!

Respeito: fator primordial da Educação!

Quando João e Camila chegaram em casa, vindos da escola, o avô, que ali estava em visita, percebeu que eles traziam um ar de tristeza estampado na face. Após os cumprimentos, em forma de beijos carinhosamente recíprocos, o avô perguntou-lhes:
— Que é isso? Noto tristeza nos dois...
— Pois é, Vô — adiantou-se Camila —, aconteceu uma coisa horrível na escola.
— Um aluno, de outra classe — completou João — levou um revólver para a escola e deu um tiro num colega!
— Santo Deus! — exclamou o avô, querendo saber: e o que aconteceu depois?
— O pronto-socorro e a policia foram chamados. O que atirou foi para o Juizado de Menores e o ferido para o hospital. Ninguém consegue entender como uma coisa dessas foi acontecer justamente numa escola!
Após meditar um pouco, o avô disse aos netos:
— Isso acontece porque o mundo de hoje está carente de respeito. As pessoas estão cada vez mais se afastando dos princípios mais simples da boa educação.
— Como assim, Vô, se quem atirou até então sempre foi educado? — questionou Camila.
— Educado, sim, mas respeitoso, não.
— Eu também não estou entendendo isso — disse João, solidário a Camila.
— Vou lhes explicar: se em vez de atirar esse aluno ao menos procurasse conversar com o colega para tentar resolver as coisas entre os dois, certamente encontrariam um ponto de acordo e talvez até se tornassem amigos. Em tempo algum, problema algum, encontrou solução pela violência. Só com acordo.
— Mas o senhor disse que ele faltou com o respeito... — interveio Camila.
— Querem ver quantas vezes ele foi desrespeitoso? Pois vamos contar:
1. – para com seu pai, do qual pegou escondido a arma e que agora, como responsável, terá enorme dor de cabeça junto à lei e às autoridades;
2. – para com a Educação escolar, ao entrar na escola levando na mochila livro e revólver juntos: livros ensinam a viver e revólveres só servem para matar...
3. – para com os professores e colegas, pois usando uma arma de fogo ali, não pensou que de uma bala perdida pudesse morrer mais gente além do seu infeliz plano;
4. – para com as duas famílias: a sua e a do colega ferido, pois já pensaram no desespero que agora devem estar esses pais, irmãos, avós?
5. – para com o sentimento religioso, certamente recebido de sua família, pois todas as religiões — todas, sem exceção — só ensinam o bem e o amor ao próximo.
Respirando fundo e abraçando com carinho os netos, o avô concluiu:
— O desrespeito maior, porém, foi para com Deus, porque tentou tirar a vida de alguém e a vida é o maior presente do Criador a cada um de Seus filhos. Com esse gesto tão infeliz esse aluno despedaçou muitas vidas, além da própria.
— Vô! — perguntou Camila — tem um jeito da gente saber se está agindo com respeito, tanto para com todo mundo, quanto para com Deus?
— Tem sim e é simples, simples: pergunte a si mesma se o que você está ofertando aos outros, em palavras, gestos, atitudes e ações é exatamente o que você gostaria de receber deles ou de quem quer que seja...
(Ribeirão Preto/SP – Eurípedes Kühl, especialmente pro Blog Jovem-EspNet/CVDEE)

Um comentário:

  1. Achei bacana trazer as pelavras de Pestalozzi:
    "as relações entre Mestre e Aluno, sobretudo no que concerne à disciplina, devem ser fundadas no AMOR e pór ela governadas."
    abraços.

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