sexta-feira, 13 de março de 2009

Propaganda de álcool na TV leva a beber mais, diz estudo

Pesquisa holandesa afirma que jovens que viram referências a bebidas alcoólicas bebiam duas vezes mais.

- Uma pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Radboud, Holanda, sugere que as pessoas tendem a consumir álcool quando veem pessoas bebendo em filmes ou em comerciais enquanto assistem à TV.

Os pesquisadores monitoraram o comportamento de 80 jovens enquanto eles assistiam televisão e descobriram que os que viam mais referências a bebidas alcoólicas bebiam duas vezes mais do que os que não as viam.

"Nosso estudo mostra claramente que mostrar bebidas alcoólicas em filmes e propagandas não apenas afeta as atitudes das pessoas e as regras para bebida na sociedade, mas pode funcionar como uma sugestão que afeta o desejo e o subsequente consumo de bebida", afirmou o pesquisador que liderou o estudo Rutger Engels.

A pesquisa foi publicada na revista especializada Alcohol and Alcoholism.

A equipe de cientistas dividiu os 80 jovens, com idades entre 18 e 29 anos, em quatro grupos.

O primeiro grupo assistiu ao filme American Pie - A Primeira Vez é Inesquecível, um filme com muitas referências ao consumo de bebidas alcoólicas, e também assistiu às propagandas de bebidas que interrompiam o filme.

O segundo grupo assistiu ao mesmo longa sem interrupções de propagandas.

O terceiro grupo assistiu ao filme 40 Dias e 40 Noites, longa que tem menos referências a bebidas alcoólicas, interrompido por propagandas de bebidas.

O grupo final assistiu ao mesmo longa, mas sem as interrupções.

Durante a exibição os participantes tinham acesso a uma geladeira que continha cerveja, pequenas garrafas de vinho e refrigerantes.

Os que assistiram American Pie - A Primeira Vez é Inesquecível com as propagandas de bebidas consumiram quase três garrafas de bebidas alcoólicas, em comparação a 1,5 garrafa consumida por aqueles que assistiram 40 Dias e 40 Noites sem as propagandas de bebidas.

De acordo com o pesquisador Rutger Engels as descobertas da pesquisa sugerem que existem razões para restringir as propagandas e introduzir mensagens de alerta em filmes.

Mas Engels acrescentou que são necessários mais estudos para estabelecer as implicações das propagandas e referências a bebidas em filmes sobre o consumo de álcool a longo prazo.

O diretor-executivo da organização britânica Alcohol Concern, Don Shenker, disse que o estudo reforça a necessidade de se restringir ainda mais a propaganda de bebidas alcoólicas ou de se considerar sua proibição definitiva.

"Infelizmente a propaganda e promoção de bebidas alcoólicas em filmes e na televisão geralmente apresenta o ato de beber apenas como um ritual social positivo e não mostra os danos potenciais que a bebida pode causar", afirmou.

Normas da União Europeia determinam que os anúncios de bebidas veiculados nos países do bloco não podem promover o consumo usando crianças ou mostrar a bebida como uma ferramenta para sucesso social ou sexual.

A propaganda também não pode encorajar o excesso de bebida.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid333284,0.htm

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Comentário:


"459. Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?
- Nesse sentido, a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem." O Livro dos Espíritos, Allan Kardec.

Esta afirmação dos Espíritos comprovam como os espíritos encarnados podem ser facilmente sugestionados por pensamentos estranhos, e como o pensamento é feito mais de imagens do que de palavras, uma imagem pode exercer sim uma certa influência. Mas a responsabilidade não é da imagem ou do pensamento, e sim do espírito que já tinha este desejo.

Na pesquisa holandesa, eles quiseram verificar o que um indivíduo que gosta de tomar uma cerveja faz, quando vê imagens de jovens tomando cerveja ou de cervejas. Então na verdade a imagem pode apenas incentivar o hábito e não desenvolvê-lo. Assim como aquele que está com calor ou sede, ao ver um copo de água, pode levantar e ir beber água.

Outra coisa que me pareceu confusa na pesquisa, eles afirmam que aqueles que viam propaganda de bebida beberam mais, que o outro, mas o resultado é inconclusivo, porque o outro grupo não tinha nenhum tipo de propaganda, ou seja o filme não era interrompido. Então os jovens do primeiro grupo beberam mais porque o filme parou por alguns minutos dando a oportunidade do jovem ir até a geladeira, ou foi somente pela imagem da bebida? O correto era fornecer propagandas neutras ao segundo e quarto grupo, dando-lhes o mesmo tempo de interrupção para ir até a geladeira e escolherem a bebida.

Esta falha ao meu ver, torna os resultados da pesquisa inconclusíveis.

(Comentário por: Claudia Cardamone, psicóloga e espírita. É membro da Equipe Espiritismo.net, atuando nas áreas de atendimento fraterno e notícias.)



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