domingo, 7 de junho de 2009

Artigo : Sexo e Responsabilidade

SEXO E RESPONSABILIDADE


Ao falarmos em sexo e responsabilidade, muitos já torcem o nariz antevendo um discurso moralista, mas responsabilidade é essencial em qualquer área da vida, principalmente em relação ao sexo, essa força vital que nos atrai para os companheiros de jornada, oportunizando a reencarnação; porém a forma de lidarmos com o sexo é, muitas vezes, equivocada.


A busca do prazer aparentemente sem compromisso, não é tão descompromissada quanto podemos pensar. Segundo Emmanuel, no livro "Vida e Sexo", sempre que duas pessoas se relacionam sexualmente, em bases de afinidade e confiança, estabelece-se entre os dois um circuito de forças e um compromisso de natureza espiritual.


A leviandade na prática sexual pode acarretar inúmeros problemas, nos quais só vamos pensar depois que se estabelecem; uma ligação "acidental" pode gerar filhos que se sentirão rejeitados desde o útero, levando à prática do aborto ou ao abandono de recém-nascidos; a doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, a AIDS.


Além destes resultados visíveis e dramáticos, Rita Foelker (GE Renascer), nos chama a atenção para a existência de toda a gama de sentimentos envolvidos: "ele queria pra sempre: ela, pra uma vez; ele estava se desforrando da namorada, ela estava apaixonada pra valer; ele só pensava nela; ela só pensava em outro cara; e vão pra cama sem pensar no amanhã mas, principalmente sem pensar nos sentimentos do outro", banalizando o relacionamento.


Os romances mediúnicos trazem inúmeros relatos de comprometimentos surgidos desses comportamentos irresponsáveis, Espíritos que se sentem lesados no campo afetivo, procuram o acerto de contas em ligações sofridas que custam pra se resolver ou no assédio obsessivo que, muitas vezes, perdura por anos de sofrimento.


Não podemos nos colocar, entretanto, na posição extrema de recomendar que só deve existir sexo dentro do casamento, o que seria o mesmo que tapar o sol com peneira, mas o que realmente importa é o respeito pelo outro e por nós mesmos, é preciso cultivar a ternura e o que Herculano Pires chama de "consciência do valor do ser amado".

(Eloci Mello é membro da Equipe do CVDEE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário