quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Desculpas que usamos...: "Isso não vai dar certo"



"Isso não vai dar certo"

Quantas vezes acabamos deixando de realizar algo, porque achamos que "isso não vai dar certo", não é mesmo?!

A vida, no entanto, não é feita de certezas. Ao contrário, se, para assumirmos compromissos, para realizarmos qualquer coisa, seja no âmbito afetivo, estudantil ou profissional, dependermos da garantia de que o compromisso que estamos assumindo, os trabalhos e as realizações que pretendemos obter sucesso, darão certo, nunca sairemos do lugar.

Todo compromisso, toda realização, todo agir é possível de acontecer. Não podemos garantir que iremos conseguir, mas também não podemos dizer, antes mesmo de tentar, que "isso não vai dar certo".

Nesse passo, entra nosso querer, nossa vontade, nossa força de vontade, nosso acreditar que somos capazes de realizar e de assumir compromissos.

O que não podemos é nos deixar vencer pelo medo, pela incerteza e nem pre-julgar aquele fato ou situação ou pedido ou o que quer que seja, por receio de fracassar, por receio de não ser bem visto, por receio de ser criticado ou, simplesmente, porque se tem preguiça de agir.

Assim, sempre que uma situação se apresentar a nós, podemos até dizer não. Não, porque não quero. Não, porque não é algo que me fará bem. Não, porque não tenho vontade (ou sonho ou objetivo) de trabalhar com esse fato.
Mas, o que não podemos fazer é fugir de uma situação, usando a desculpa de que ela não dará certo; pois, se não tentamos, não temos como saber qual será seu resultado. Com isso, se é algo que fará bem, está dentro de nossos sonhos, temos vontade de realizar, melhor deixar o medo de lado e investir. Com isso, estaremos sempre ganhando, independente do empreendimento obter sucesso ou não.

Vamos, então, começar a repensar o "isso não vai dar certo" ?!
*

(Lu Francis é membro das equipes do CVDEE e do Espiritismo. Net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário