terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A palavra é sua : Trocando ideias

Tema para trocarmos ideia: "Mediunidade na Infância e na Juventude"

        Conversando com o Rudá, após o relato dele sobre o "Projeto Trocando Ideias", da FERGS, achamos legal ter um lance desses aqui na net.
 
        A Turma do AJEC, através do Rudá, topou a ideia.
 
       Assim, eis-nos aqui deixando o espaço para que a juventude comente o tema, iremos iniciar pelos temas que já foram vistos pela turma do Projeto original, ok?! E aguardamos vocês aumentarem essa lista, combinado?!
 
Vocês podem participar de duas formas:
 
1) Escrevendo pra nós através do email : blogjovem@cvdee.org.br, que receberemos  e publicaremos a participação do seu conhecimento, ideia, artigo, etc sobre o assunto;
 
ou
 
2) clicando aí embaixo em comentários, e deixando sua participação
 
        Beleza ser assim?
 
        O tema desta semana será:  "Mediunidade na Infância e na Juventude"

        Estamos, por aqui, aguardando você!
 
        beijos e abraços
 
 

7 comentários:

  1. Bem show este tema. Penso que, primeiro, devemos saber o que é mediunidade e depois desse conhecimento, verifica-la junto às crianças e junto aos jovens.
    Para apresentar um resumo sobre mediunidade, copiei de uma resposta a uma dúvida respondida pela equipe de Dúvidas e Respostas do Espiritismo.Net
    Vou colar aqui e daí pra frente, aguardo vcs comentarem o lance de mediunidade na infância e na juventude, beleza?! :)
    "Allan Kardec, em "O Livro dos Médiuns", nos explica o que é mediunidade: (cap. XIV, item 159) - "Toda pessoa que sente, em um grau qualquer, a influência dos Espíritos, por isso mesmo, é médium. Esta faculdade é inerente ao homem e, por conseqüência, não é privilégio exclusivo; também são poucos nos quais não encontrem alguns rudimentos dela. Pode-se, pois, dizer que todo mundo é, mais ou menos, médium. Todavia, usualmente, esta qualificação não se aplica senão àqueles nos quais essa faculdade está nitidamente caracterizada, e se traduz por efeitos patentes de uma certa intensidade, o que depende, pois, de um organismo mais ou menos sensível."

    Ainda no mesmo livro (2ª parte; cap. XXII): – "que é médium? É o ser, é o individuo que serve de traço de união aos Espíritos, para que estes possam se comunicar com facilidade com os homens (...)".

    É uma faculdade natural de toda criatura. Podemos dizer que é um canal psíquico que todos possuem e que liga o Espírito encarnado ao mundo invisível. É, portanto, através da mediunidade que os encarnados recebem a comunicação dos desencarnados, funcionando como uma ponte entre os dois planos. Embora seja faculdade comum a todas as criaturas, em alguns indivíduos ela se encontra mais exacerbada, sendo capaz de produzir fenômenos ostensivos como a profetização, a psicografia, vidência, audiência, além de outros fenômenos cujos efeitos são físicos.

    Sendo uma faculdade orgânica, não depende da qualidade moral de quem a possui. Isso faz com que haja uma grande diversidade no uso que se faz dela, existindo tanto aqueles que a utilizam para o bem, como para fins ilícitos, inclusive os comerciais. Se todos são dotados desse canal psíquico por onde recebem influência espiritual, logo todas as pessoas são médiuns (como explicado por Kardec). Há aqueles, contudo, com uma capacidade ostensiva de receber e transmitir comunicações de Espíritos, atuando como intermediários ou como agentes das manifestações dos Espíritos, cuja faculdade, suscetível de desenvolvimento, quando bem direcionada, pode ser utilizada como um importante meio que os Espíritos superiores utilizam para edificar o ser ao nível do entendimento.

    Poderemos perguntar: mas a mediunidade foi inventada pelo Espiritismo? A mediunidade, tampouco os médiuns, não são privilégios do Espiritismo ou foram inventados por ele. A mediunidade sempre existiu, uma vez que sempre existiram os planos material e espiritual. A própria Bíblia refere-se às suas manifestações em diversas de suas passagens, assim como é identificada nas práticas de muitas religiões da atualidade, embora com outros nomes. Jesus é o maior médium que a Terra já viu. Podemos encontrar na Bíblia muitos fenômenos realizados por Ele, mostrando sua ligação com o plano espiritual. O Espiritismo simplesmente trouxe os ensinamentos capazes de nos orientar a tirar melhor proveito da mediunidade, no sentido de fazer dela um instrumento moralizador e de libertação dos Espíritos. É uma fonte material que prova a sobrevivência da alma após a morte, ampliando nossos conhecimentos acerca dos ilimitados horizontes espirituais. Sua prática não tem como meta apenas a produção de fenômenos destinados a despertar os incrédulos ou curar suas enfermidades espirituais ou carnais; serve para alertar o ser humano de sua necessidade de despertar para o sentido verdadeiro da vida e da prática incondicional da caridade."
    (http://www.espiritismo.net/content,0,0,267,0,0.html)

    ResponderExcluir
  2. Mediunidade na Infância: A criança como espírito que acaba de reencarnar até os 7 anos de idade ainda possui experiências espirituais, como nos diz André Luiz na sua coleção publicada pela FEB – coleção” ÁVida no Mundo Espiritual” ( com início no famoso livro “Nosso Lar”), logo grande ligação ainda possui a criança com o plano espiritual, indicando como muitos acham ser os amigos imaginários frutos de grande potência criativa.O organismo infantil ainda está em desenvolvimento onde os próprios Centros de Força(conhecidos por algumas doutrinas de chakras) estão na fase de amadurecimento encerrando esse belo processo na idade dos 18 aos 21 anos, onde a corpo físico está equilibrado com o pulsar de energias sutis da alma*.O que se pede aos pais é que se leve a criança para receber passe, tomar água fluídica, assistir aulas de evangelização, leitura saída, prece diária (ao se levantar, ao se deitar).É basicamente um tratamento espírita!
    Não se deve desenvolver a mediunidade em hipótese alguma nas crianças!
    Esse foi o resumo da primeira parte do assunto, mas antes queremos saber as opiniões fundamentadas nas obras espíritas em geral e nas da Codificação!
    Vamos trocar idéias?
    * alma: espírito encarnado("O livro dos Espíritos"- segunda parte)

    ResponderExcluir
  3. Ois. Sobre esse lance da mediunidade infantil, encontrei no site do CVDEE, em: http://www.cvdee.org.br/pf_pubrel.asp?idpf=012,uma entrevista virtual bem interessante, com perguntas práticas, do dia a dia, respondidas pela Agnes Henriques, que é autora de um livro que fala sobre esse lance.
    O livro chama-se Mediunidade em Crianças, e foi publicado pela MARTIN CLARET- São Paulo.
    Um outro livro legal que fala desse lance de mediunidade e da criança estar ligada ao plano espiritual é o livro Nossos Filhos são Espíritos, do Hermínio C. Miranda, editora Lanchâtre.
    Agora, dentro da codificação, sabe que terei que estudar pra ver direitinho esse lance?! Quem achar, vc ou quem nos le, podia nos auxiliar e colocar aqui pra todos nós, né?! :)
    beeeijosss

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lu, Rudá e demais amigos do blogger jovem! Na codificação, sobre este tema, encontrei as seguintes respostas dos Espíritos a Allan Kardec, em “O Livro dos Médiuns”, Cap. XVIII (Dos inconvenientes e perigos da mediunidade), item 221:

    6ª Haverá inconveniente em desenvolver-se a mediunidade nas crianças?

    "Certamente e sustento mesmo que é muito perigoso, pois que esses organismos débeis e delicados sofreriam por essa forma grandes abalos, e as respectivas imaginações excessiva sobre-excitação. Assim, os pais prudentes devem afastá-las dessas idéias, ou, quando nada, não lhes falar do assunto, senão do ponto de vista das conseqüências morais."

    7ª Há, no entanto, crianças que são médiuns naturalmente, quer de efeitos físicos, quer de escrita e de visões. Apresenta isto o mesmo inconveniente?

    "Não; quando numa criança a faculdade se mostra espontânea, é que está na sua natureza e que a sua constituição se presta a isso. O mesmo não acontece, quando é provocada e sobre-excitada. Nota que a criança, que tem visões, geralmente não se impressiona com estas, que lhe parecem coisa naturalíssima, a que dá muito pouca atenção e quase sempre esquece. Mais tarde, o fato lhe volta à memória e ela o explica facilmente, se conhece o Espiritismo."

    8ª Em que idade se pode ocupar, sem inconvenientes, de mediunidade?

    "Não há idade precisa, tudo dependendo inteiramente do desenvolvimento físico e, ainda mais, do desenvolvimento moral. Há crianças de doze anos a quem tal coisa afetará menos do que a algumas pessoas já feitas. Falo da mediunidade, em geral; porém, a de efeitos físicos é mais fatigante para o corpo; a da escrita tem outro inconveniente, derivado da inexperiência da criança, dado o caso de ela querer entregar-se a sós ao exercício da sua faculdade e fazer disso um brinquedo."

    ResponderExcluir
  5. Aê! Valeu, Jaja! Então, podemos concluir que, como disse o Rudá, não se deve forçar a mediunidade e seu desenvolvimento nas crianças, quando elas não se apresentem de maneira natural, e sermos prudentes para nos abster dela e nem procurar fazê-la surgir nas nossas crianças.
    E, caso seja algo natural na criança (como exemplo, temos a Yvonne Amaral Pereira), devemos botar olho na a nossa capacidade de observação, para verificar e diferenciar as situações criadas pela imaginação fértil das crianças, daquelas que possam ser efetivamente um intercâmbio mediúnico. Observações que podem ser feitas no lar (com nossos filhos, irmãos menores, priminhos, sobrinhos, etc, como, também, nas escolas de evangelização da infância, e em outros locais de nosso acesso e convivência.
    Beleza demais! Acho que, de uma forma sintética, fechamos uma visão sobre a mediunidade infantil, né?! :)
    Agora... Tô aqui querendo ver o lance da mediunidade na Juventudeee!!!! :)
    O que vcs dizem sobre?! :)
    beijoossss

    ResponderExcluir
  6. Galerinha!!

    Pesquisando na net, percebi que além de Ermance Dufaux (16 anos), outras jovens meninas colaboraram com a codificação da doutrina: Julie Baudin (15 anos), Caroline Baudin (18), Ruth Japhet (20) e Aline Carlotti (20).

    Legal, né? Só conhecia a participação da Ermance!! :))

    Beijos!

    Ah! =P Viva o google!!!: http://br.geocities.com/humildescomjesus/temas/mediunidade_e_juventude.htm

    ResponderExcluir
  7. Ois! O Rudá enviou pelo nosso email bogjovem@cvdee.org.br sua participação:
    Mediunidade na Adolescência: Pois bem, após a pré-adolescência há o
    grande desabrochar de forças, e bota forças nisso, aliás, muitos
    problemas de jovens( os dito psicológicos que geralmente, o processo só
    traumatiza) é ligado com a mediunidade e o seu despertar.Nesse momento
    temos que possuir todos os cuidados, pois está ai uma fase que se bem
    conduzida dará belos frutos no futuro.Então, muitos dizem que jovens com
    grande potencial devem trabalhar em mesas mediúnicas, e nós somos contra
    esse tipo de opinião, primeiro porque o organismo do jovem, como o da
    criança, ainda não se desenvolveu completamente e seus centros de força
    ainda estão a procura de, em termos, um equilíbrio.O jovem que percebe
    grande desabrochar de energias deve ESTUDAR, acima de tudo tentar se
    orientar com seus evangelizadores, pais ou amigos mais experientes no
    estudo doutrinário.Trabalhos na área social auxiliam para um freqüência
    mental estável, onde a prece, a água fluida,a terapia dos passes são
    pontos “AS”, mas o amor da Família é o que mais auxilia os momentos
    críticos da vida juvenil.Muito casos de obsessões são formados em cima
    da desorientação da juventude num mundo hoje cheio de “tudo me é lícito,
    mas que muito também não me convém”, mostrar e esclarecer porque uma
    conduta sadia e uma moral ‘limpa’ impulsiona o jovem para uma
    compreensão de que não esta sozinho, e que o momento é natural, todos
    passamos por dificuldades que devem ser colocados em nossa frente para
    uma devida escolha de querermos “passageiro” ou o “duradouro”!

    Essas foram informações supérfluas do encontro, :-) o que vocês acham?

    **
    legal né?! E, aí?! O que vcs acham?! :)
    beeijoss

    ResponderExcluir