
Entidade cria campanha para combater desperdício de alimentos
Campanha visa a conscientizar a população e diminuir o desperdício de alimentos no Brasil
O Instituto Akatu lançou recentemente uma campanha para combater o desperdício de alimentos. A iniciativa foi motivada pelo dado de que, no país, um terço de todos os alimentos comprados em cada casa é desperdiçado.
Além dos alimentos, a campanha visa a apresentar pequenas --mas, eficientes-- iniciativas para reverter o quadro de desperdício. Entre as sugestões estão desde escolher produtos regionais e preferir produtos da estação, até processos para fazer com que os alimentos durem mais.
As peças da campanha foram criadas pela agência Leo Burnett. No site da campanha é possível calcular o desperdício dos alimentos de sua casa e aprender técnicas para aproveitá-los ao máximo.
Além de informações, o site permite baixar o jingle, o logo e o vídeo do projeto. Veja:
Quando verificamos que, pesquisas realizadas, nos falam em 32 milhões de pessoas miseráveis, só no Brasil, começarmos a ter consciência com relação a desperdício alimentar, vai bem, né mesmo?!
Imagine o tanto de comida que sobra todos os dias nos restaurantes e lanchonetes.
Imagine também os restos de frutas e verduras das feiras de ruas.
Imaginar nesses ambientes até conseguimos, não é? Mas será que já reparamos no tanto de alimentos e comida que jogamos fora dentro de nossa própria casa?
Com tanta gente passando fome no Brasil, é uma falta de respeito de nossa parte continuar ignorando que poderiamos evitar tanto desperdício.
Assim, que tal começarmos a nos ligarmos no assunto quando estivermos batendo um rango no restaurante, na lachonete, no shopping e, principalmente, dentro de casa?
Você até pode falar: _ Eu sozinho não farei diferença alguma!
Nós te responderemos: _ Sim, você fará a diferença. Primeiro, por você mesmo, que estará demonstrando uma conscientização para você próprio. Depois, para aquela pessoa que você nem imagina que está te olhando, mas está, e será exemplo e, de um em um, se vai formando elos maiores. E, ainda, tem aquele lance de que a construção de um mundo melhor, começa das atitudes individuais de cada um de nós.
O desperdício é uma coisa que pode ser evitada, basta decisão e organização.
Vamos nessa?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário