segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Pergunta Feita: Dúvidas sobre centro espírita

Pergunta Feita:


Se eu frequentar um centro espírita que é umbanda , to começando para o lado errado ?

(M. – 24 anos)


================
Resposta Dada:


Cara, M.

Que Jesus esteja conosco hoje e sempre, e que estejamos nós receptivos à Sua Luz e Amor através do bem que praticamos.

*

Façamos juntas uma leitura sobre o que seja o Espiritismo e a Umbanda, para que possamos saber a diferença entre as duas.

*

Vale a pena lembrar que o Espiritismo surgiu na França, a partir da publicação de "O Livro dos Espíritos" em 18 de abril de 1857, sem nenhuma ligação com as religiões afro-brasileiras que tiveram seu início no século XVI, com a vinda dos escravos africanos para o Brasil colonial. A Umbanda, particularmente, sofreu forte sincretismo (mistura) com o Catolicismo. Isso aconteceu porque os escravos foram obrigados a trocarem suas divindades cultuadas na África pelos Santos da Igreja Católica. Por isso, é que nos Centros Umbandistas as imagens de São Jorge são cultuadas como Ogum, as de São Sebastião como Oxossi, e por aí adiante. Além dos rituais, temos os altares, cânticos, vestimentas, bebidas, incenso, velas, oferendas, danças, músicas, riscadura de pontos, fumo, etc.

*

Já o Espiritismo, este não tem nenhuma forma de cultos exteriores, já que ele veio explicar o Cristianismo à Luz da Ciência. A falta de conhecimento e de aprofundamento da Doutrina Espírita é que nos leva a confusões e informações equivocadas quanto às religiões afro-brasileiros. Vale explicar que quando mostramos as diferenças entre Espiritismo e Umbanda, não temos a pretensão de denegrir o trabalho umbandista, pelo contrário, ele tem seu valor, suas tradições e objetivos. Queremos apenas deixar claro o que é Doutrina Espírita e o que não é.

*

Muitos insistem em confundir a Umbanda com o Espiritismo não só por ambas terem o fenômeno mediúnico, mas principalmente incentivados pelos próprios umbandistas que, por falta de conhecimento da origem do termo "espírita", colocam o nome de Centro Espírita em seus terreiros de umbanda e se chamam de espíritas.

*

Traremos também a diferença dos termos Espírita/Espiritismo e Espiritualista/Espiritualismo:

*

Os termos Espírita e Espiritismo foram criados em 1857 na França para dar nome à doutrina codificada por Allan Kardec e diferenciá-la de todas as outras práticas espiritualistas. Também não existe "Espiritismo Kardecista", "baixo Espiritismo", "alto Espiritismo", "Espiritismo de mesa branca", "Espiritismo de terceiro", etc, pois Espiritismo, por si mesmo, é o nome dado por Kardec à doutrina por ele codificada, recebida de vários Espíritos Superiores no século passado. Caracteriza-se por um conjunto de princípios de ordem científica, filosófica e religiosa, que objetiva o progresso espiritual do homem, com a implantação da fraternidade entre todas as criaturas na Terra. O correto é chamar-se a Doutrina Espírita somente de "Espiritismo" e as outras doutrinas que compartilham da crença na sobrevivência da alma de doutrinas Espiritualistas. Portanto, Espiritualismo é a crença que tem como base a existência da alma e de Deus, seja católico, protestante, espírita, budista, umbandista, todos são espiritualistas. Mesmo com diferenças, crêem na sobrevivência do espírito após a morte. Já Espiritismo "é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal." Allan Kardec

*

(O que é o Espiritismo - Preâmbulo). "Ele realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança." Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo - cap. VI - 4). O Espiritismo revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

*

Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.

*

Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.

*

De qualquer forma, cara M., é impossível todos fazermos parte de uma mesma religião. Vivemos num mundo onde o pensamento é heterogêneo, os costumes se divergem e nossos atavismos influenciam na escolha da religião.

*

Jesus disse: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus". Jamais ele falou siga esta ou aquela religião para entrar no céu. O "Caminho da salvação", como dizia o Mestre, está na prática do bem, na obediência das leis morais (ser honesto, não adulterar, respeitar o semelhante, amar a Deus ou as coisas espirituais acima da vida material), que estão contidas nos mandamentos de Deus. Toda religião que busca ensinar ao homem práticas ativas de interesse belo bem-estar coletivo, onde não existam os interesses humanos em detrimento dos espirituais, prestando um bom serviço à sociedade ou ao homem como espírito imortal, com certeza estará cumprindo com seu dever de espiritualizar a humanidade e estará seguindo os desígnios de Deus.

*

Lembremo-nos sempre que "Fora da Caridade não há salvação" e que com certeza o respeito mútuo entre os adeptos das varias religiões, inclusive o respeito por seus pontos de vistas diferentes sobre os mesmos assuntos, faz necessariamente parte da caridade.

*

No site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=10314 você encontrará vídeos que serão bastante esclarecedores para você.

*
Assista nesta ordem:

- Por que Espiritismo?
- A Filosofia Espírita
- A Moral Espírita
- A Prática Espírita
- O Fenômeno Mediúnico
- Sobre a Morte e o Morrer
- Reencarnação

*

M., a melhor forma para conhecer as religiões de seu interesse é comparecer à instituição e observar o trabalho. Informe-se com os atendentes sobre horário, literatura e atividades que realizam. A partir daí, terá a possibilidade de tomar a decisão para aquela com a qual mais se afinize.

*

Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário e conte sempre conosco.
Muita paz em seu coração.

Fernanda

Equipe Net Jovem
Dúvidas e Sugestões:
www.cvdee.org.br/netjovem.asp

*

Oferecemos o convite para participar dos nossos estudos na Internet. Conheça o Paltalk: http://www.celd.org.br/celd_paltalk.php.

No Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala Espiritismo Net Jovem - Todas às sextas-feiras, 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário