quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dica Legal: Falando de Livros Espíritas

Falar de Livros Espíritas é remetermo-nos diretamente para as obras Básicas( o que todos já conhecem, ou ouviram falar ), mas dentro de todo o trabalho de Kardec, que foi não o fim do conhecimento espírita, mas o início desta grande obra! Percebemos obras de grande potencial para o devido conhecimento espírita! :-)

Atualmente estou lendo alguns livros. Algumas pessoas me dizem que faz muito mal ler muitos livros ao mesmo tempo, e eu digo “Não, não faz mal, pelo menos para mim não!”. Eu tenho horário determinados para a leitura de cada livro, como também tempo para refletir dentro da Obra estudada.Tenho sempre um lápis, um marca texto, uma caneta para sublinhar, anotar, riscar e tantos outros me dizem: - “Rudá como você é inteligente e sabe de Espiritismo, olha só os seus livros todos rabiscados!”, e eu retruco: - “ Não é bem assim, aquele que não risca, rabisca, anota, sublinha o livro em que se está estudando deve com todas as letras de uma ou outra : 1- Conhecer a Obra e seus capítulos, ou, 2 - Possuir uma super-mente onde com uma leitura dinâmica entende, compreende e apreende toda a Obra referida na leitura.Porque aquele que rabisca é o que pouco sabe e aquele que nada escreve pela lógica e pelo bom senso deve já estar ciente do assunto abordado seja ele qual for!”


Então, sem mais delongas, aí vai a lista dos livros interessantes que óbvio estão TODOS riscados:
- “Depois da Morte” – Léon Denis _ Aquele nosso amigo Francês, conhecido também como o filósofo do Espiritismo, possui muitas obras dentro de um âmbito filosófico.Nesse livro aborda temas como as principais religiões do mundo e os segredos contidos nelas sobre uma crença secreta : A COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS, UMA INTELIGÊNCIA SUPREMA OU UMA CAUSA PRIMÁRIA DE TODAS AS COISAS, dentro de outros assuntos que há principio não se conhecia.Aborda os temas principais da Doutrina Espírita, tudo com o ar da Filosofia.Vale a pena, Pessoal, atentarmos como sempre nas Obras desse velho amigo!

- “Entre os dois mundos” – Manoel Philomeno de Miranda (DPF)_ Esse espírito estudioso da área da Obsessão conta-nos de uma estratégia do Bem, comandado pelo mais alto para auxiliar, LOGO NA ÉPOCA DO CARNAVAL, muito amigos encarnados que poderão ter graves problemas ou que possuem tarefas indispensáveis para a sua própria regeneração ou para o bem comum.O livro foi lançado em 2004 quando o Codificador completou seu Bicentenário de nascimento, esta é sem dúvida uma obra indispensável para todos aqueles que acham que no plano espiritual, o trabalho deles é mais fácil que o nosso!

- “O que é o espiritismo?” – Allan Kardec - Obra indispensável para tanto os iniciantes no espiritismo como também para os estudiosos, simplesmente porque ele aborda em diálogos questões muito importantes e questões das primeiras idéias sobre a Doutrina.Claro Kardec responde-nos todas com muita lógica e raciocínio.Em 2009, esta magnífica obra completará 150 anos de existência, e devemos então aproveitar o ensejo de estudá-la e nos auto-questionar “ o que farei se um dia tiver que defender sobre os princípios básicas da doutrina ou sobre a relação da mesma com a sociedade ENCARNADA ‘ignorante’?”. Então meus amigos estudemos esta irmã da obra pilar e consigamos defender a bela doutrina principalmente com a poderosa obra do EXEMPLO CRISTÃO!

Fica aí uma singela lista, que não tem nenhum esforço de forçar algum irmão a lê-los, mas despertar para um visão mais autodidata onde sejamos nossos próprios facilitadores estudando e lendo, questionando e pesquisando dentro dos limites de nossas forças, porque dia virá em que deveremos estudar e aprender com o mais complexo e impressionante livro chamado VIDA! :-)

(Rudá. É jovem e membro coordenador da equipe do blog Jovens Espiritistas Cristãos - POA - que está com novo endereço: http://espiriteen.blogspot.com/)

*
Lembrando sempre, claro, que em toda leitura que fazemos precisamos utilizar nosso raciocínio e reflexão!
*
Convidamos você também a nos escrever sobre algum livro que tenha lido ou está lendo, e achado legal, para colocarmos em nossa Dica Legal! Esperamos você!;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário