terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pergunta Feita: Medo...

Pergunta Feita:


Sou uma pessoa cheia de medo. Não consigo dormir só até hoje... ainda tenho medo do escuro nem posso assistir filme de terror. Muita gente me acha infantil e tenho que aceitar porque muitas vezes acho que sou mesmo. Tenho 21 anos e não sei por que disso tudo. Alguém consegue explicar por quê de tanto medo?


=================
Resposta Dada:


Olá!

Muita paz a você!


O seu medo, antes de ser pensado como infantilidade, deve ser estudado com cuidado e muita seriedade, pois, acima de sua simples aparência, podemos ter uma origem mais profunda que precisa ser devidamente tratada, conforme suas características e seus efeitos.


Nos links abaixo você terá acesso a três artigos sobre esse tema:


http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/artigo1029.html - “O Medo e a Serenidade”, de João Luiz Romão, publicado na Revista Internacional de Espiritismo.http://www.feal.com.br/colunistas.php?art_id=1&col_id=9 – “Vitimas do Medo”, de João Demétrio.http://duplavista.com.br/arquivo/entenda-por-que-voce-sente-medo - “Entenda por que você sente medo” – Eurípedes Kuhl


Recomendamos a leitura dos três para maior esclarecimento.


O medo, sabemos, pode ser desencadeado por uma série de fatores que, em maior ou menor grau, ofereça um risco à pessoa. Pode ser um evento real ou a expectativa pelo seu acontecimento, e ele varia conforme o equilíbrio de quem se depara com a situação.


No primeiro caso, esse evento pode acontecer em qualquer lugar – em casa, na rua, no trabalho, etc –, e as características do ambiente sejam, de fato, insalubres, ou seja, que ofereçam riscos comprovados. Eliminando os riscos, retoma-se a tranquilidade sem maiores dificuldades. Já no segundo, temos um quadro mais complexo, pois nosso psiquismo ainda é um campo em exploração pela ciência humana.


Diversos são os estudos para tentar compreender as causas do medo. Estuda-se fatores sociais, emocionais, espirituais e biológicos, cada um tendo uma particularidade. Por exemplo, o medo ser de origem traumática, cuja causa se baseia num acontecimento da vida do indivíduo, em sua existência atual ou numa anterior. O entendimento sobre a lei de reencarnação é fundamental para entender essas causas. Ao final, indicaremos material para maior esclarecimento. Mas nesse caso, o fato foi de tal forma marcante (fisicamente ou emocionalmente) que a expectativa de que volte a correr está sempre presente, especialmente quando uma situação “gatilho” desencadeia as mesmas sensações de quando aconteceu, mesmo que não haja mais riscos. A simples ideia de algo semelhante ao ocorrido – uma lembrança, um assunto, uma determinada aparência, um barulho, etc – pode reavivar as mesmas emoções e surgem os transtornos decorrentes deles.


Para não entrarmos no campo da especulação, L., pois desconhecemos os detalhes de seu dia-a-dia, e também por não estarmos qualificados para uma análise especializada, recomendamos que busque auxílio para que encontre as causas em seu subconsciente e possa tratá-los.


Psiquicamente, a psicoterapia auxiliará no reequilíbrio de suas emoções diante dos fatos de seu cotidiano. Esse tratamento é um precioso recurso da ciência terrena e não deve ser dispensado. Sendo um fato ou apenas ansiedade gerada pela expectativa, o encontro bem orientado com essa ameaça vai fortalecê-la e você conseguirá não mais temê-la.


Espiritualmente, estudamos através do Espiritismo sobre a ligação que há entre o mundo material e espiritual, a forma como interagem e se influenciam. A partir do momento em que influenciamos e somos influenciados, temos que compreender essa relação entre os mundos é muito mais próxima do que imaginamos. Somos permanentemente influenciados pelos Espíritos que se encontram desencarnados e essas influências podem vir tanto como as mais sublimes inspirações, como através das mais tenebrosas sugestões, inclusive gerando medo, conforme a natureza do seu caráter e intenções. As que receberemos serão aquelas com as quais nos sintonizamos. Sempre fazemos aquela comparação de que somos como rádios e nos sintonizamos com as mais diversas estações através de nossas antenas. Nossas antenas, nesse caso, são nossas mentes, que emitem ondas (nossos pensamentos) constantemente por toda a parte. Quando, através delas, encontramos ondas semelhantes, criamos um elo de sintonia, recebendo e emitindo idéias e sensações que, não raras vezes, somatizamos e manifestamos em nosso organismo. Esse comentário é para que possamos compreender que somos alvo de todo o tipo de Espíritos o tempo todo. Porém, com vigilância aos nossos pensamentos e comportamento, com trabalho e estudo enobrecedores ao espírito, podemos nos manter sempre protegidos das influências negativas. Somos os únicos responsáveis pelas conexões que estabelecemos com o mundo espiritual. A você, ao sentir-se perturbada por esses pensamentos, eleve seus pensamentos a Deus, concentre-se em prece e peça proteção aos amigos espirituais. “Orai e vigiai”, já nos disse Jesus.


No cap. 9 de “O Livro dos Espíritos”, intitulado “Influência Oculta dos Espíritos Sobre os Nossos Pensamentos e as Nossas Ações”, questões 459 a 471, Allan Kardec recebe dos Espíritos amigos orientações a respeito dessa relação que temos com o mundo invisível. Sugerimos que as leia atentamente para sua instrução. Acesse no link http://livrodosespiritos.wordpress.com/mundo-dos-espiritos/cap-9-intervencao-dos-espiritos-no-mundo-corporeo/ii-influencia-oculta-dos-espiritos-sobre-os-nossos-pensamentos-e-as-nossas-acoes/.


O tratamento espiritual, L, é essencialmente moral e tão importante quanto o médico/ psicológico. Através de uma mudança de atitudes e pensamentos, naturalmente retomará o controle de suas emoções. Procure, assim, cultivar o hábito da oração e manter-se em vigilância, no pensamento, no falar e no agir. Outrossim, assistindo às palestras de uma Casa Espírita, caso ainda não o faça, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais. A Casa Espírita também proporciona o benefício do passe, o qual constitui-se duma transfusão de energias, que nos revigoram e reanimam. O tratamento magnético (passes) vem como um poderoso recurso para o equilíbrio que todos precisamos e nele encontramos o suporte espiritual para nossas lutas cotidianas. Para seu caso, o passe não apenas virá como meio de reequilíbrio orgânico, mas como instrumento para dissipar influências negativas que por ventura esteja sofrendo. Converse com os irmãos do serviço de Atendimento Fraterno para que a orientem nesse tratamento. Igualmente, a participação em atividades de caridade, de ajuda ao próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação.


Em casa, sugerimos fazer a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico.


Segundo Emmanuel, Espírito, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos. É um trabalho simples. Escolhemos alguns minutos por semana e nos reunimos com todos aqueles que vivem conosco, para o aprendizado das lições de Jesus.


Recomendável seja feito esse estudo no mesmo dia da semana e horário. Iniciamos com uma prece espontânea, abrimos uma página do Evangelho e lemos, em voz alta, alguns trechos, comentando-os em seguida. Os companheiros participantes devem expor suas dúvidas, seus temores e dificuldades. Através da conversação edificante produzida, os benfeitores da espiritualidade superior "distribuirão a todos idéias e forças, em nome do Cristo, para que horizontes novos iluminem o espírito de cada um."


Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados no seguinte endereço:

http://www.espiritismo.net/evangelho_no_lar


Finalmente, não devemos nos esquecer da prece.


“Sabeis o que é a prece? É uma irradiação protetora que nasce do coração amoroso, sobe até Deus em súplicas veementes e desce em benefícios até ao ser por quem se pede, ou a quem se deseja proteger. É um frêmito de amor sublime que se expande, toca o Infinito, transfunde-se em bênçãos, ornamenta-se de virtudes celestes e derrama-se em eflúvios sobre aquele que sofre. A prece é o amor que beija o sofrimento e o consola, é a caridade que envolve o infortúnio e reanima o sofredor, retemperando-lhe as energias.” Yvonne A. Pereira – no livro "O Cavaleiro de Numiers", pelo Espírito Charles.


Lembre-se de, diariamente, antes de dormir, pedir o amparo dos Espíritos amigos para que sempre tenha uma noite tranquila. A prece não é um pedido vazio, ao contrário, é nossa elevação mental às esferas superiores envolvendo-nos dos mais salutares fluidos. E durante o dia, que suas ações sejam sempre nobres para que possa, ao anoitecer, ter ao seu lado os irmãos protetores.


Recomendamos, também, caso seja possível e haja interesse, participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiridigi.net/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários.


Como complemento para nosso atendimento, convidamos você, sua família e interessados, para conhecer nosso trabalho de vibração, desenvolvido no Paltalk - sala Espiritismo Net Vibração -, aos domingos, categoria Central & South America / subcategoria Brazil", das 22h às 22h30, que lhes proporcionará momentos de harmonia e reflexão. Você também pode encaminhar nomes para a vibração através do formulário no endereço http://www.espiritismo.net/, seção "Preces Online".


Que Deus abençoe nossos propósitos de entendimento.

Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário e conte sempre conosco.
Um abraço, André.
Equipe Net JovemDúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp
Recomendamos, caso seja possível e haja interesse, participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiridigi.net/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários.
No Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala ESPIRITISMO NET JOVEM - Às sextas-feiras, 21h, com estudo das Obras Básicas. Visite!!! http://espnetjovem.blogspot.com/

=======================================

Para suas reflexões sobre a dificuldade que enfrenta, ouça as mensagens abaixo:


Tensão Emocional - http://www.universoespirita.org.br/audio/arq/20030926.mp3Atitudes de Urgência - http://www.universoespirita.org.br/audio/arq/20030922.mp3Brilhe Vossa Luz - http://www.universoespirita.org.br/audio/arq/20030927.mp3Nas Provas da Senda - http://www.universoespirita.org.br/audio/arq/20030929.mp3Confiança - http://www.universoespirita.org.br/audio/arq/20031006.mp3

=======================================

Para seu estudo, recomendamos o material abaixo. Embora sejam em grande quantidade, cada um aborda um aspecto do problema que enfrenta. Vale a pena estudá-los.


Palestras:- “Ansiedade e Reencarnação” – Sergio Breves - www.espiridigi.net/arquivos/ansiedade.zip - "Formas-Pensamento" - Jacobson Trovão - www.espiridigi.net/arquivos/formas_pensamento.zip- "Obsessão: Um Flagelo Atual" - José Raul Teixeira - www.espiridigi.net/arquivos/raul-flagelo.zip- “Depressão, Mediunidade e Síndrome de Pânico” - Nazareno Feitosa - http://video.google.com/videoplay?docid=1960530880611358697- “Como superar a Ansiedade - Isaías Claro - www.meiovirtual.net/arquivos/como_superar_a_ansiedade_-_izaias_claro.zip
Vídeos:- www.espiridigi.net/videosRevista Informação- Atitude Mental- A Influência Espiritual- Perturbação Espiritual

- http://www.virtual.espiridigi.net/ - seção Multimídia > vídeosProgramas Espíritas- Terceira Revelação - 15 - Emoções Perturbadoras- Terceira Revelação - 20 - Influência dos Espíritos- Terceira Revelação - 37 - Prece

Nenhum comentário:

Postar um comentário